Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Bastante conhecida por sua importância para os ossos, os músculos e o sistema imune, a vitamina D também é uma excelente aliada da saúde dos cabelos. De acordo com o tricologista Adriano Almeida, o seu principal papel nesse aspecto é estimular o crescimento e a renovação dos fios.
A deficiência do nutriente pode gerar alterações no ciclo de vida do cabelo, fazendo com que ele caia de forma precoce e muito mais intensa. A boa notícia é que geralmente o problema é temporário, sumindo depois que os níveis de vitamina D são regularizados.
Como obter o nutriente?
A vitamina D é produzida pela pele a partir da exposição solar. Por isso, para manter as taxas desse nutriente adequadas, os especialistas indicam tomar sol por cerca de 15 minutos todos os dias antes das 10h ou depois das 16h, quando a incidência de raios ultravioleta está mais baixa.
Conforme explica a nutricionista Cintya Bassi, do São Cristóvão Saúde, é a partir disso que a vitamina D chega ao fígado, passa por um processo de ativação e, então, começa a desenvolver diversas funções, sendo uma delas o estímulo à metabolização da queratina - um dos principais componentes do cabelo.
Outra forma de se obter o nutriente é por meio da alimentação. Para isso, é preciso aumentar o consumo de gema de ovo, cogumelos, cereais fortificados, leite e peixes, como salmão, cavala e atum.
Quando chega a hora da suplementação?
É possível também conseguir vitamina D por meio de suplementos, indicados apenas após a comprovação de deficiência por exames de sangue. A nutricionista Cintya Bassi explica o motivo: “A síntese cutânea não causa hipervitaminose, mas a suplementação sim - o que pode oferecer riscos à saúde”.
Dessa forma, o ideal é visitar o médico regularmente para verificar as taxas de vitamina D e, se for necessário, receber orientações para a suplementação.
Outros nutrientes necessários para a saúde capilar
Só não se esqueça que, para manter o cabelo saudável, é preciso estar com os níveis de vários outros nutrientes em dia, e não apenas de vitamina D. O tricologista Adriano Almeida recomenda a manutenção de uma dieta equilibrada, contendo principalmente:
- Ferro: gema de ovo, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro e camarão;
-
Zinco: leite, fígado, moluscos, arenque e farelo de trigo;
-
Cobre: cerejas, aves, ostras, chocolates, castanhas e frutas secas;
-
Vitamina B6: levedo, germe de trigo, carne de porco, vísceras, bananas e aveia.