Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Nomes que terminam com vogais são opções bastante populares no Brasil. Dos 10 nomes registrados para meninas em 2022, apenas um possui uma consoante no final. Para fugir do tradicional, o MinhaVida selecionou 18 opções que não acabam com vogais e têm significados lindos. Confira!
Agnes: bonito e delicado, o nome surgiu a partir do grego hagnes e carrega os significados de “pura”, “casta” e “santa”.
Elizabeth: é um nome que se originou a partir do hebraico Elishebba, que significa “Deus é juramento” ou “o meu Deus é juramento”.
Yasmin: tem origem da palavra persa yasmin, a partir de Yasamen, que quer dizer literalmente “jasmim”. Por extensão, também significa “flor de jardim” e “flor perfumada”.
Mel: surge a partir da palavra grega meli, que significa literalmente “mel”. O nome também está relacionado com o nome Melissa, que significa “abelha”.
Hellen: é uma variante gráfica de Helen, que vem do latim Helen e do grego Heléne, que significa “a que reluz”, “a que brilha” ou “reluzente”.
Ísis: de origem egípcia, o nome está estritamente ligado à deusa da fertilidade e do amor maternal em histórias mitológicas. Os significados relacionados ao nome Isis são “trono”, “mulher do trono” e "dona do trono".
Stéfany: tem origem no grego Stéphanos e chegou até à língua portuguesa através do latim Sthephania, que é a versão feminina de Stephanus e significa literalmente “a coroada”.
Muriel: surge através do nome irlandês Muirgheal. que é formado pela união dos elementos muir, que significa “o mar” e geal, que significa “luminoso, brilhante, resplandecente, claro”. Dessa forma, significa “mar luminoso”.
Ester: com origem no nome hebraico Esther, tem relação com as seguintes palavras: persa Stara, caldeu Ishtar, hitita Shittar e latim Stella. Seu significado é, literalmente, "estrela".
Mirelly: o nome possui diversos significados. Surgiu a partir do inglês antigo Miriel, Miriella ou Muriella, a mesma fonte que teria originado o nome Muriel, e significa “mar luminoso”.
Abigail: com origem no hebraico Abhigáyil, o nome quer dizer “alegria de meu pai”, ou possivelmente “aquela cujo pai é alegria”. Abigail é uma personagem bíblica citada no Antigo Testamento como uma das esposas do rei Davi.
Karen: o nome tem origem no grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que quer dizer "pura, casta". Esse dá origem a Katherine, que é a versão dinamarquesa de Catarina, cuja forma curta é Karen.
Evelyn: uma das possibilidades de origem é que ele é derivado do nome de uma cidade italiana chamada Abella, muito abundante em maçãs. De Abella surgiu a designação indo-europeia para a palavra “maçã”.
Isabel: popular entre países da Europa, como Espanha, Portugal e França, o nome significa “pura”, “casta”, “aquela que cumpre promessas”.
Lilian: surge a partir do inglês Lillian, utilizado como forma afetiva do nome Elisabete e significa “Deus é juramento”, "Deus é abundância".
Carmen: o nome tem duas origens principais. A primeira é o hebraico karmel, que significa "vinha de Deus". A origem mais recente é do latim carmen, que quer dizer "canção", "melodia" ou "poema".
Miriam: pode ser considerado uma variante de Maria, oriundo do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “vidente”.
Aelin: é a variante alemã de Eileen, nome com duas possibilidades de origem, uma que é variante irlandesa de Helena, que vem do grego Heléne e significa “a reluzente, a resplandecente”. Outra possibilidade é que tenha surgido como uma forma inglesa do nome Eibhlin, que significa “maçã ou avelã”.