Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O tratamento da micose, infecção que atinge a pele, costuma variar de acordo com o tipo de fungo, local afetado e gravidade do problema. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de comprimidos orais ou de injeções para tratar a doença.
Em quadros superficiais e sem gravidade, o tratamento é feito com o uso de antifúngicos em diferentes formatos. “A gente usa alguns antifúngicos no formato de spray, alguns em pó (os talcos), e os cremes também podem ser utilizados”, conta a dermatologista Thais Matsuda.
Entre as opções mais populares de antifúngicos estão as pomadas, já que promovem a absorção rápida e são fáceis de usar. Elas também podem ser aplicadas em diversas partes do corpo, sendo indicadas para o tratamento de diferentes tipos de micose.
Entenda quais são as pomadas para micose mais indicadas e como elas funcionam:
1- Nitrato de miconazol
Combatendo sintomas como prurido (coceira) e odor, a pomada pode ser utilizada para o tratamento de fungos que atingem diferentes regiões do corpo. Entre elas, estão a frieira, também chamada de pé de atleta, e a micose na virilha. Confira a bula do Nitrato de miconazol.
2- Cetoconazol
A pomada é utilizada para tratar micose superficial, frieira e pano branco. Com uma potente atividade antimicótica, o medicamento ajuda a combater a infecção e a diminuir os sintomas. Confira a bula do Cetoconazol.
3- Clotrimazol
Com ação ampla, a pomada pode ser utilizada para tratar micoses superficiais e as que atingem a vagina, como a candidíase. O tratamento costuma durar cerca de quatro semanas. Confira a bula do Clotrimazol.
4- Terbinafina
A ação antifúngica do medicamento é ideal para o tratamento da micose que afeta as unhas e o couro cabeludo. O objetivo da pomada é eliminar os fungos causadores dos problemas de pele. Confira a bula da Terbinafina.
5- Ciclopirox olamina
A pomada é utilizada para tratar diferentes tipos de problemas dermatológicos, como micose na virilha, frieira, candidíase cutânea e dermatite seborreica. Além disso, o medicamento conta com um alto poder de absorção. Confira a bula do Ciclopirox olamina.
6- Fentizol
Além da micose de unha, a pomada também é utilizada para o tratamento da pitiríase versicolor (micose de praia) e candidíase. Sua atividade antibacteriana pode ser utilizada, ainda, para o tratamento de algumas bactérias que atingem a pele. Confira a bula do Fentizol.