Médico oftalmologista autor e editor de 15 livros sobre catarata, cirurgia refrativa e administração em oftalmologia.&nb...
iNo Brasil existem mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de deficientes visuais. Segundo estudo recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 90% das vítimas de cegueira no país são de baixa renda. Para a entidade, além de recursos públicos, falta informação para combater a cegueira. Além da abordagem usual sobre as causas de cegueira com maior prevalência: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, precisamos levar em consideração o custo social da cegueira, ou seja, a expectativa de vida e o tempo que pacientes sem acesso a tratamentos e orientações médicas viverão cegos.
- Como uma criança enxerga ao nascer?
Os pais podem perceber alguma alteração na visão do bebê, logo após o seu nascimento? Ao nascer, a criança tem condições de observar a luz e seguir vultos de alto contraste, por distâncias muito pequenas. A falta de resposta, principalmente a estímulos de luz muito próximos, indica de que a criança deve ser submetida a uma avaliação oftalmológica.
- O pediatra da maternidade tem condições de fazer uma avaliação da criança, logo após o parto?
Ele tem condições de avaliar alguns reflexos da criança aos estímulos luminosos, ainda no berçário. O teste do fundo vermelho teste do olhinho que consiste na emissão de uma fonte de luz nos olhos do recém-nascido permite detectar a ocorrência de um reflexo vermelho no fundo do olho.
- É possível explicarmos como uma criança que nunca enxergou, vê o mundo?
Primeiro, é preciso considerar que 80% das informações a respeito do mundo e do meio ambiente nos chegam pela visão, que tem também o poder de organizar as informações que os outros sentidos fornecem. Quando ouvimos um barulho e olhamos para o lugar de onde ele vem, sabemos dizer se foi um objeto que caiu da estante ou se é um cachorro latindo do outro lado do muro. Na criança com cegueira congênita, esse processo é seriamente prejudicado, pois ela não tem o uso coordenado dos outros sentidos. Na verdade, não possui os outros sentidos desenvolvidos para operacionalizar as informações recebidas de forma a suprir a falta de visão. Portanto, esta criança precisa ser acompanhada e orientada para o uso organizado das informações sensoriais que chegam até ela.
- Como é feito esse trabalho? Como passar para a criança que nunca enxergou conceitos como a forma dos objetos, cor e outros mais abstratos?
A criança que nunca enxergou nunca vai ter a representação visual do que é uma cadeira ou uma bicicleta. Ela vai conhecer os objetos por meio do tato, do som, da finalidade ou da função que têm. Ao apresentar-lhe uma bola, por exemplo, é preciso fazer com que a explore tatilmente e perceba as alterações de contorno e de textura. Isso, associado às informações de finalidade e da função vai ajudá-la a ir formando conceitos. Já a criança que enxerga aprende muita coisa por imitação, copiando o que as outras pessoas fazem, ela formula conceitos de permanência, de causa e efeito e os automatiza. A criança cega não tem essa possibilidade de apreensão. Tudo precisa ser apresentado e ensinado para ela, utilizando as vias sensoriais íntegras, o que pressupõe um longo processo de treinamento, onde a família, a equipe médica e os educadores devem estar envolvidos.
- Nos casos de surdez congênita não diagnosticada, as crianças não aprendem a falar porque não escutam. Freqüentemente, não apresentam desenvolvimento neuropsicomotor adequado. A criança cega consegue ter um desenvolvimento normal apesar da deficiência?
Ela pode ter um desenvolvimento normal se receber atendimento adequado precocemente. Caso contrário terá um atraso em seu desenvolvimento. Por isso, a importância da intervenção precoce. Quando a cegueira é detectada na infância, a criança deve ser encaminhada a profissionais especializados para ser estimulada o quanto antes. Essa medida faz parte de uma programação de acompanhamento definitiva e de longo prazo. Além disso, é importante pesquisar a incidência de algum problema neuromotor associado à cegueira, o que torna necessária uma avaliação integral dessas crianças. No entanto, mesmo que nada seja detectado, só o fato de não terem acesso às informações provenientes do meio externo, não alcançarem objetos, não receberem estímulos do rosto materno, paterno e de outras pessoas já vai provocar um atraso no desenvolvimento neuromotor.
- Com que idade deve começar a escolarização das crianças cegas?
O início da escolarização da criança cega deve obedecer ao mesmo critério cronológico das crianças com visão normal. Por isso, ela precisa receber atendimento precoce para evitar prejuízos em seu desenvolvimento. A criança cega é alfabetizada pelo método braile, que utiliza um alfabeto constituído pela combinação de seis pontos básicos. A linha atual da educação é não segregar a criança cega, matriculando-a em escolas especiais. Essa tendência deve ser incentivada. A escola deve ser a mesma freqüentada pelas crianças normais, só que tem de estar preparada para recebê-la e realizar sua inclusão naquele ambiente e na dinâmica com os outros alunos.
- Agora, vamos falar sobre as pessoas que nasceram enxergando e, por causa de uma retinopatia, de um trauma ocular ou de uma lesão no nervo óptico perderam ou vão perdendo gradativamente a visão até ficarem cegas. Como é a adaptação dessas pessoas à sua nova condição e ao mundo?
É extremamente delicada a adaptação de uma pessoa que deixou de enxergar. Há uma fase de luto pela perda da visão, que varia muito, de paciente para paciente. Há quem supere o problema num período mais curto e quem nunca o supere. De qualquer forma, a pessoa com cegueira adquirida tem a representação visual do mundo e dos objetos na memória, o que facilita suas atividades e ações. Mas mesmo assim, isto não a dispensa de fazer uso dos mesmos recursos de adaptação estabelecidos para os portadores de cegueira congênita. É preciso que ela também aprenda o braile e a movimentar-se com autonomia. Atualmente, existem recursos tecnológicos disponíveis que facilitam a vida dos cegos. Na área da informática há programas com vozes sintetizadas capazes de ler tudo o que está escrito na tela do computador e que ajudam a navegar pela Internet.
- E como reagem as pessoas que perdem a visão na terceira idade, justamente quando os filhos cresceram e saíram de casa? A partir dos 60 anos, o número de pessoas com dificuldade para enxergar começa a crescer bastante. Na verdade, precedida pelas cardiopatias e artrites, a perda da visão é a terceira maior queixa dos indivíduos nessa faixa de idade e não há dúvida de que a soma desses problemas de saúde limita muito as atividades e o relacionamento social das pessoas mais velhas.
- E como é a adaptação do idoso à cegueira? Qual é o aprendizado possível nessa fase da vida?
Vamos considerar os idosos em que a baixa visão os impede de ler. Hoje, os oftalmologistas podem prescrever lentes especiais, recursos de ampliação da imagem que favorecem a leitura, mas exigem que o material escrito seja colocado bem perto dos olhos para proporcionar uma resposta visual satisfatória. Embora ler fosse uma atividade que lhes dava prazer, muitos se recusam a fazer isto, usando esses recursos. Já para os idosos cegos, a orientação é outra. Com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, eles são aconselhados a procurar profissionais que os ajudem a organizar a rotina das atividades diárias dentro do ambiente em que vivem, mas muitos também se mostram resistentes em adotar tal conduta.
- Qual o papel da família do idoso que fica cego?
A família precisa apoiá-lo e insistir para que a pessoa idosa com baixa visão ou cega seja avaliada e receba orientação a respeito do que pode fazer para melhorar sua qualidade de vida. Não é porque um dos canais de contato com o exterior está comprometido, que ela vai fechar-se para o mundo.
Virgilio Centurion é oftalmologista, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares. Endereço: Avenida Ibirapuera, 624. São Paulo-SP Horário de atendimento: 07:030 às 19:00, de segunda a sexta-feira 08:00 às 12:00, aos sábados Telefone: (11) 5573 6424
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