Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações e ex-presidente da Comissão Técnica para a Revisão dos Calendários Vac...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Ter reação à vacina da gripe é algo comum e inclui a presença de sintomas leves, como febre, dor muscular e dor no local da aplicação. Isso acontece porque, apesar de a vacina ser feita com o vírus Influenza inativado, ou seja, morto, o organismo reconhece a entrada de uma proteína estranha (antígeno) e começa a fabricar anticorpos contra ela.
“O vírus inativado faz o sistema imunológico desencadear todos os mecanismos para fabricar a proteção contra o antígeno”, explica Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Esse é o objetivo e o sistema básico de funcionamento de toda e qualquer vacina”, completa.
Saiba mais: Vacina da gripe pode reduzir em 34% riscos cardiovasculares
É importante ressaltar que nem todas as pessoas apresentam reações à vacina da gripe. Porém, ao apresentar, as reações são normais e, na maioria das vezes, leves e inofensivas. As vacinas, antes de serem aprovadas, passam por extensos testes que comprovam sua eficácia e segurança, e a vacina da gripe é um imunizante seguro e que deve ser aplicado anualmente.
Quais são os sintomas de reação da vacina da gripe?
As reações da vacina da gripe costumam surgir nas primeiras 6 a 12 horas após a aplicação e incluem sintomas como:
- Dor no local da aplicação
- Inchaço no local da aplicação
- Febre leve
- Mal-estar e indisposição
- Vermelhidão no local da aplicação
- Dor muscular
Essas manifestações costumam desaparecer entre 24 a 48 horas após a aplicação da vacina. “Reações genéricas podem acontecer com toda e qualquer vacina”, garante Mônica. “Algumas vacinas são mais patogênicas e podem levar até ao endurecimento do músculo no local da aplicação, ficando quente e vermelho. Essas são reações locais mais exuberantes ou mais robustas, mas a maioria das pessoas vacinadas tem sintomas de leve a moderada intensidade”, afirma.
Como aliviar os sintomas da reação da vacina?
Para aliviar a reação da vacina da gripe, a orientação é o uso de antitérmicos e de analgésicos a fim de reduzir a febre e a dor no corpo. Já para aliviar a dor, o inchaço ou a vermelhidão no local da aplicação, a recomendação é usar compressas frias.
É importante evitar o uso de anti-inflamatórios. “Esses medicamentos podem interferir na formação de anticorpos. A resposta inflamatória deve ocorrer e não é recomendado o uso de anti-inflamatórios para tratar eventos adversos”, afirma Mônica.
Leia mais: Conheça alguns dos sintomas mais comuns da gripe
Entre os medicamentos que podem ser usados para aliviar os reações da vacina estão:
É possível ter reações mais graves?
Apesar de serem raras, é possível que a vacina da gripe cause reações mais graves, como a reação anafilática. “Essa reação pode vir como uma urticária pelo corpo ou, até mesmo, choque anafilático. Porém, isso é extremamente raro. Em 28 anos trabalhando com vacinas, nunca vi acontecer”, afirma Mônica.
Além disso, também é possível surgirem reações como vermelhidão pelo corpo e coceira. “Essas reações estão até descritas nas bulas das vacinas, mas são achados extremamente raros e que, nem sempre, têm relação com a vacina”, finaliza.