Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O uso de pomadas modeladoras para cabelos é bastante popular para texturizar os fios e reduzir o frizz. Elas são muito comuns na rotina capilar de pessoas crespas e cacheadas, sendo usadas para fazer tranças e finalizar o baby hair, fios curtos e finos que nascem na linha capilar em volta do rosto.
Contudo, desde fevereiro de 2023, a comercialização das pomadas capilares que contêm o ingrediente Ceteareth-20 está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A suspensão aconteceu após a notificação de vários casos de queimaduras e cegueira temporária relacionados ao uso do cosmético. Segundo a agência, também foram relatados casos de irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos.
Saiba mais: Anvisa suspende a venda de 7 pomadas para cabelos; veja quais são
Para pessoas que compraram o produto com a substância antes da proibição, a orientação é suspender o uso imediatamente e entrar em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que os produtos deverão ser recolhidos. Já para quem já fez uso de um dos produtos recentemente, a recomendação é ter cuidado maior ao lavar os cabelos — e evitar que o produto entre em contato com os olhos.
6 alternativas para substituir as pomadas modeladoras capilares
O mercado contém uma enorme variedade de opções para finalizar os cabelos de forma segura. Pensando nisso, o MinhaVida selecionou seis alternativas seguras para o uso de pomadas capilares. Dá uma olhada!
Leia também: 4 cosméticos para substituir a pomada na hora de fazer o baby hair
1. Gelatina
A gelatina capilar é um produto de fixação forte que ajuda a definir os cachos, a dar volume sem ressecar os fios e que contribui para o controle do frizz, sendo uma opção interessante para substituir a pomada. O ideal é procurar gelatinas formuladas com ingredientes naturais e sem álcool, que são menos prejudiciais aos fios, de acordo com Thais Matsuda, dermatologista da Fleury Medicina e Saúde.
Saiba mais: 7 produtos que ajudam a manter os cachos saudáveis
2. Cera
A cera capilar é uma das alternativas mais naturais para substituir as pomadas, segundo Thais. Normalmente vendida em potes ou latas, ela é útil para manter o penteado no lugar, oferecendo um visual mais opaco, além de ajudar na textura e na definição dos cabelos. Ao contrário da gelatina, a cera não oferece tanta rigidez quanto a gelatina.
3. Sérum
Os séruns são uma boa alternativa para modelar os fios. Segundo Thais, eles normalmente têm uma textura mais leve, pois são à base de óleo ou silicone. Podem conter outros ingredientes na formulação que contribuem para controle do frizz e para a hidratação, o brilho e a proteção térmica.
4. Spray capilar
O spray capilar é um produto popular para finalizar os penteados e aumentar sua durabilidade. Pode substituir as pomadas dependendo do resultado desejado, uma vez que oferece uma fixação mais forte e uniforme — diferente da obtida com as pomadas.
5. Óleos
Os óleos também são opções mais naturais para reduzir o frizz do cabelo, além de contribuírem para a nutrição, o fortalecimento e a hidratação dos fios. Alguns dos melhores incluem azeite de oliva, óleo de coco e óleo de argan.
Saiba mais: Umectação capilar: quais óleos usar nesse método de nutrição
6. Musse
O musse é um tipo de espuma, normalmente feito à base de água, que serve para dar volume e fixação ao cabelo, além de ajudar a criar textura e dar movimento aos fios. É um produto mais leve, sendo útil especialmente para cabelos finos ou lisos.
O método da máscara de sobrancelha é seguro?
Um truque muito conhecido para finalizar o baby hair é usar máscara de cílios à prova d’água transparente, uma vez que o pincel é capaz de alinhar os fios mais finos. Segundo Thais, é possível usar máscara de sobrancelha eventualmente para defini-los em determinados penteados, mas é importante buscar por produtos que tenham uma formulação que permita o tratamento desses fios para evitar o ressecamento com o passar do tempo.
Cuidados ao adquirir produtos capilares
Ao comprar um novo cosmético, é sempre importante avaliar a marca e a procedência. Em relação à composição, verifique se há algum histórico de sensibilidade prévia a algum componente da fórmula para evitar possíveis reações alérgicas. Veja algumas dicas de como escolher um produto seguro:
- Escolha uma marca conhecida e confiável
- Verifique se há algum componente ao qual você tenha alergia ou tenha tido alguma reação no passado
- Realize um teste de contato antes de usar o cosmético pela primeira vez
- Use o produto seguindo as orientações, não usando mais do que o necessário e não aplicando perto dos olhos
- Retire o produto adequadamente
Caso você apresente alguma irritação na pele ou nos olhos, suspenda o uso imediatamente e, se necessário, busque ajuda médica.