Médica dermatologista da Fleury Medicina e Saúde e do Grupo de Alopécias da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ins...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando a cabeça da criança começa a coçar, já surge a dúvida: será que é piolho (pediculose)? E se a confirmação vem, é comum buscar formas de eliminar os insetos o mais rápido possível. Mas o melhor é não deixar o desespero tomar conta, já que existem estratégias eficientes para acabar com os piolhos de uma vez por todas.
De acordo com Andressa Sato, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, garantir os bons hábitos de higiene dos pequenos é uma das formas mais eficazes de prevenir a infestação desses insetos no couro cabeludo.
“As crianças mais suscetíveis são aquelas que têm cabelo mais longo e, principalmente, as que não costumam lavar os cabelos constantemente, que mantêm práticas de higiene inadequadas. Pessoas que compartilham objetos íntimos, como boné e toalha, também podem ser mais afetadas”, explica a especialista.
Saiba mais: Piolho chato: prevenção do piolho pubiano é feita com higiene íntima adequada e hábitos de sexo seguro
Como eliminar os piolhos de forma natural?
Essa sugestão não é bem um remédio caseiro para piolhos, mas é possível acabar com os piolhos manualmente, de forma 100% natural, seguindo algumas orientações. Segundo a médica, basta seguir esse passo a passo:
- Lave bem o cabelo com shampoo
- Passe bastante condicionador em toda a extensão dos fios, para que o cabelo fique facilmente penetrável
- Separe uma bacia com água e vinagre
- Mergulhe um pente fino na mistura e penteie o cabelo mecha por mecha
- Manualmente, retire e esmague todo piolho e lêndea que forem encontrados através do pente ou mergulhe-os em uma solução com água e vinagre até que morram
“O recomendado é repetir esse processo por três dias seguidos e, depois de uma semana, fazê-lo novamente. Isso porque as lêndeas, às vezes, eclodem e, se não retiradas totalmente, viram piolhos depois de um tempo, e uma nova infestação começa”, salientou a dermatologista.
É importante frisar que a remoção dos piolhos precisa ser feita cuidadosamente, para evitar possíveis lesões no couro cabeludo da criança que, dependendo da gravidade, podem resultar em queda de cabelo. Caso note que o problema esteja persistindo, consulte um médico.
Saiba mais: Como saber se o seu couro cabeludo está realmente limpo?
Outras formas de tratamento para piolhos
Loções e shampoos com permetrina funcionam bem no tratamento contra piolhos. Eles podem ser comprados em farmácias, sem receita médica. Se não surtirem efeito, um médico poderá receitar um medicamento mais forte, como os de via oral. Esses medicamentos devem ser usados apenas após a consulta médica, de acordo com a orientação do especialista.
Como usar o shampoo de permetrina?
lave e seque o cabelo normalmente e aplique o remédio no cabelo e no couro cabeludo. Após 10 minutos, enxágue. Como o produto não age nas lêndeas, é preciso repetir o processo em sete dias.