Géssica Ortiz, nutricionista esportiva do Instituto Nutrindo Ideais, especializada em Nutrição Esportiva pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Para algumas pessoas, o consumo de leite pode ser sinônimo de transtornos para a saúde intestinal. Entre as diferentes alternativas disponíveis no mercado, o leite A2 tem ganhando destaque, mais adeptos e sido objeto de estudos recentes. Mas, afinal, o que é o leite A2? Ele tem lactose? Entenda mais sobre essa nova opção!
O que é o leite A2?
O leite de vaca é formado por uma proteína chamada beta-caseína, que possui duas variações: A1 e A2. De acordo com a nutricionista Géssica Ortiz. nos leites convencionais, encontramos uma mistura dessas variantes, sendo a A1 de difícil absorção pelo organismo. Ao ser digerida, essa proteína pode provocar sintomas como dor de estômago, dor abdominal indigestão e inchaço abdominal.
Dessa forma, o leite A2 possui apenas a proteína A2 beta-caseína em sua composição, o que torna a digestão mais fácil. Ele é produzido apenas por vacas com o genótipo A2A2, reveladas em testagem genotípica.
Saiba mais: Leite melhora a imunidade? Conheça benefícios que vão além do cálcio
Leite A2 tem lactose?
O leite A2 tem lactose, pois sua composição nutricional é igual a de outros tipos de leite. Sendo assim, o leite A2 não é indicado para intolerantes à lactose.
Benefícios do leite A2A2
Segundo a nutricionista, os benefícios do leite A2 ainda seguem em estudo. “Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns relatam possíveis benefícios em comparação com o leite convencional”. Alguns dos possíveis benefícios são:
- Alternativa para pacientes sensíveis: pessoas que possuem sensibilidade à proteína do leite podem optar pelo consumo do leite A2. Um estudo realizado por estudantes da Unicamp apontou que o leite A2 provoca menos inflamação no trato digestório se comparado ao A1
- Menos desconforto: a digestão do leite A2 ocorre de forma mais tranquila e, consequentemente, não gera desconfortos como gases e diarreia
- Favorece a saúde cardiovascular: um estudo realizado por alunos da UNESP demonstrou que animais que consumiram a variante A2 apresentaram menos danos cardiovasculares se comparados aos que ingeriram o leite A1. No entanto, a descoberta carece de outras comprovações científicas
Saiba mais: Leite de caixinha faz mal? Veja contraindicações e benefícios
Para quem é indicado o leite A2?
O leite A2 é indicado para pacientes que apresentam desconfortos gástricos após o consumo de leite. “Algumas alegações sugerem que a proteína A1 beta-caseína encontrada no leite tradicional pode causar problemas digestivos em algumas pessoas sensíveis, enquanto o leite A2, que contém apenas a proteína A2 beta-caseína, pode ser mais bem tolerado”, informa a especialista.
Porém, é importante diferenciar a sensibilidade ao leite da intolerância à lactose, já que o tipo A2 também traz lactose em sua formulação e pode desencadear sintomas.