Graduada em Medicina e Residência Médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo. Título de Especi...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA depilação a laser tem se tornado comum para a remoção dos fios, já que, se comparada a outras técnicas, é a que traz maior eficácia, sendo segura e confiável. Mas você sabe como ela funciona? A dermatologista Adriana Vilarinho explica.
“A depilação a laser é um método de remoção de pelos que usa um feixe de luz concentrado para danificar o folículo piloso, impedindo o crescimento futuro dos pelos nas áreas tratadas”, explica a especialista.
Saiba mais: Conheça as técnicas de depilação a laser e escolha a melhor para você
No entanto, ainda surgem muitas dúvidas em relação ao método. Para desmistificar e esclarecer algumas questões, reunimos 10 mitos e verdades respondidos pela dermatologista sobre a depilação a laser. Confira!
1. Depilação a laser dói?
Parcialmente verdade. Os aparelhos mais modernos possuem tecnologias de resfriamento/gelo que resfriam a pele e que minimizam o desconforto e possíveis danos causados pelo calor do laser.
2. O pelo volta a crescer com o tempo?
Parcialmente verdade. Algumas pessoas podem experimentar crescimento de pelos após várias sessões, mas geralmente mais finos e mais claros.
3. Toda depilação que usa luz é laser?
Mito. Nem toda depilação a luz é considerada "laser". Um exemplo é a luz intensa pulsada, que pode ser facilmente confundida.
Saiba mais: Entenda as diferenças entre depilação a laser e fotodepilação
4. O pelo precisa crescer entre as sessões?
Parcialmente verdade. Segundo Adriana, alguns dispositivos de laser necessitam que haja pelos visíveis enquanto para outros o ideal é que eles sejam cortados no dia do procedimento. “Em ambos os casos, o pelo não pode ser removido desde a raíz como com a depilação à cera nos intervalos das sessões. Isso porque a luz do laser é atraída pela melanina do pelo, portanto, é necessária a presença dele no folículo (ainda que cortado rente à pele)”, alerta a especialista.
5. Áreas com tatuagens não podem ser depiladas a laser?
Verdade. Muitas pessoas não sabem, mas o pigmento da tatuagem pode absorver a luz do laser, causar reações adversas na pele e borrar a tatuagem.
Saiba mais: Laser Nd YAG: tecnologia é usada para depilação e remoção de tatuagens
6. A depilação a laser funciona em todos os tons de pele?
Parcialmente verdade. Alguns tipos de pele podem não ser ideais para certos tipos de laser, mas existem lasers específicos para uma ampla gama de tons de pele. Por isso, é importante ter atenção ao questionário e às informações passadas pela clínica profissional antes de iniciar uma sessão.
7. Não dá para fazer depilação a laser no verão?
Mito. Embora haja restrições quanto à exposição solar antes e depois do tratamento, a depilação a laser no verão é possível com cuidados adequados, como não estar com a pele bronzeada no momento da aplicação do laser, além de esperar 15 dias após o procedimento para tomar sol na área depilada.
8. Pessoas com pouco pelo precisam de apenas uma sessão de depilação a laser?
Parcialmente verdade. De acordo com a dermatologista, isso vai de pessoa para pessoa. “Pelos mais grossos e mais escuros tendem a responder mais às sessões devido à atração aumentada do laser com a melanina do pelo. Se, além dessas características, houver poucos pelos, será necessária uma quantidade menor de sessões”, pontua Adriana.
9. A depilação a laser não causa foliculite?
Mito. Embora a depilação a laser possa reduzir a ocorrência de foliculite, até que o tratamento tenha terminado é possível que apareçam quadros de foliculite.
10. A depilação a laser não é indicada para homens?
Mito. A depilação a laser é eficaz e segura para homens, sendo usada em diversas áreas do corpo.
Saiba mais: Depilação definitiva: conheça prós e contras do método a laser