Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você quer uma solução duradoura para acabar com os pelos do corpo, a depilação a laser é o que você procura. Essa técnica traz uma série de benefícios que vão além da questão estética, como a diminuição dos quadros de foliculite e de pelos encravados. Mas, mesmo com tantos elogios, muitas pessoas relatam que sentem coceira após a realização do procedimento. Será que essa é uma reação normal? Como lidar com essa irritação na pele?
O MinhaVida entrevistou a dermatologista Betina Stefanello, que explicou em detalhes as causas da coceira pós-depilação a laser e ainda recomendou dicas do que fazer para aliviar o desconforto. Continue lendo para saber como tornar o seu tratamento de depilação a laser ainda melhor!
Coceira após depilação a laser: por que algumas pessoas têm?
O alívio proporcionado pela remoção definitiva dos pelos do corpo pode ser acompanhado por um incômodo bem chato: a coceira na pele. Betina conta que o prurido pós-depilação a laser pode acontecer por alguns motivos: “Geralmente pacientes com pele mais seca, pelos mais grossos e pacientes alérgicos são mais propensos à coceira”.
Outras causas da coceira na pele após depilação a laser são:
- Dermatite de contato causada pelo veículo utilizado durante a sessão,
- Queimadura causada pelo laser;
- Caso a pessoa tenha uma pele mais sensível;
É importante entender que a coceira após a depilação a laser é comum e, na maioria dos casos, temporária. Este desconforto pode surgir por uma reação natural da pele ao estímulo do laser. Durante o procedimento, os folículos pilosos são tratados com energia térmica, o que pode causar uma resposta inflamatória temporária da pele, desencadeando a sensação de coceira.
A região do corpo tratada também pode influenciar na intensidade da coceira, sendo áreas mais delicadas, como axilas e virilha, mais propensas a essas reações. Outro fator que conta muito é a qualidade do procedimento e a habilidade do profissional que passa o aparelho. Uma depilação a laser mal realizada pode aumentar o risco de coceira pós-tratamento.
Leia também: Coceira no corpo: o que pode ser, remédios e sabonetes que ajudam a aliviar
5 dicas para prevenir a coceira após a depilação a laser
Se você não quer nem pensar em ter coceira depois da depilação a laser, existem medidas simples que podem ajudar a minimizar esse incômodo. A dermatologista recomenda 6 dicas essenciais para prevenir essa reação e manter a pele suave e confortável após a depilação. São elas:
1. Mantenha a pele hidratada: beba bastante água após o procedimento, pois isso ajuda a hidratar a pele de dentro para fora. Combine este hábito com o uso regular de um hidratante corporal de qualidade para manter a umidade e evitar o ressecamento do local, reduzindo assim a coceira.
2. Evite produtos irritantes com álcool: excluir esses produtos é uma medida importante, pois eles podem irritar a pele recentemente tratada com laser. Prefira opções mais suaves e sem álcool para minimizar o desconforto.
3. Evite banhos quentes: a água quente pode ressecar a pele e agravar a coceira. Opte por banhos mornos ou frios para acalmar a pele e aliviar a irritação após a depilação a laser.
4. Faça compressa gelada com chá de camomila: esse cuidado proporciona um alívio imediato da coceira e da inflamação.
5. Evite roupas apertadas: elas causam atrito na pele depilada e aumentam os episódios de coceira. Escolha roupas confortáveis e de tecidos macios para que a pele respire e se recupere melhor.
Leia mais: Depilação a laser dói? Veja como é feita e qual o preço