Yago Fernandes é médico atuante em endocrinologia do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertr...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O cansaço é um reflexo natural de rotinas muito agitadas e tende a desaparecer após um período de descanso. No entanto, se a fadiga persiste e aparece de forma excessiva, pode ser um alerta de que algo não vai bem com a sua saúde.
Distúrbios hormonais, ausência de vitaminas e condições psicológicas são algumas das condições que podem ser denunciadas com o cansaço excessivo. Entenda!
1. Anemia
De acordo com Yago Fernandes, endocrinologista do Instituto Nutrindo Ideais, a anemia, em especial a anemia ferropriva, provocada pela deficiência de ferro no sangue, pode provocar a sensação de cansaço. Outros sintomas que podem se manifestar são desânimo, tontura e falta de apetite.
2. Distúrbios hormonais
Alterações hormonais podem provocar episódios de cansaço em excesso, é o caso do hipotireoidismo. A doença ocorre quando a tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, não produz hormônios suficientes
A diminuição na produção de cortisol, hormônio responsável por regular diferentes funções vitais, também é refletida em cansaço e fraqueza muscular. “O cortisol é o hormônio responsável por nos acordar e encarar o dia. Se ele permanece baixo não temos disposição. Permanecemos cansados e fatigados o dia inteiro”, conta o profissional. Da mesma forma, alterações na produção de testosterona, principal hormônio masculino, resultam em perda de energia e cansaço.
Saiba mais: 8 alimentos para recuperar o corpo e a mente do cansaço
3. Carência de nutrientes e vitaminas
Uma alimentação carente de nutrientes essenciais pode resultar em um quadro de fadiga. É o caso de “pessoas que fazem dietas malucas sem o acompanhamento de um profissional”, exemplifica Yago. A falta de vitaminas importantes, como vitamina B12 e vitamina D, clinicamente chamada de hipovitaminose, também se manifesta com o cansaço excessivo.
4. Ansiedade
Quem é ansioso sabe que relaxar muitas vezes pode ser uma tarefa complicada. A ansiedade pode impedir que o corpo descanse por completo durante uma noite de sono, fazendo com que a pessoa já acorde se sentindo cansada, fisicamente e mentalmente.
5. Diabetes
Em quadros de diabetes a glicose no sangue não consegue chegar em todas as células, provocando o sintoma de cansaço. Nesses casos, o sono em excesso também pode se manifestar.
Saiba mais: Cansaço mental pode intoxicar o cérebro, diz estudo
Investigue a causa do cansaço
O cansaço em excesso não é um sintoma normal, por isso, é importante buscar ajuda médica. “É necessário entender o motivo desse cansaço. Existe uma causa na rotina desse paciente que originaria essa sensação? Se não, vamos investigar. Imediatamente devem ser feitos exames”, orienta Fernandes. Alguns dos testes que podem ser solicitados são:
- TSH
- T4
- Cortisol
- Hemograma completo
- Ferro
- Ferritina
- Vitamina B12
- Vitamina D
- Hormônios Sexuais
- Glicose de Jejum
- Hemoglobina Glicada