Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Residência Médica em Otorr...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem já teve dor de garganta entende o quão desconfortável ela pode ser, chegando a atrapalhar até mesmo as tarefas mais simples. Seja causada por gripes, resfriados ou qualquer outro tipo de infecção, é incontestável o desejo de acabar com o incômodo imediatamente.
Dentre as mais variadas opções caseiras para aliviar a inflamação da garganta, estão os gargarejos que, segundo a otorrinolaringologista Cláudia Eckley, podem amenizar significativamente a dor e a inflamação.
Saiba mais: Remédios para dor de garganta: o que realmente funciona?
Quando o gargarejo é indicado?
O gargarejo pode ser uma excelente opção para aliviar a dor e a irritação na garganta quando se trata de uma inflamação leve, que não apresenta sintomas intensos. Cláudia Eckley contou que, neste caso, não é necessário fazer uso de medicação, mas fez um alerta para a real eficácia deste método.
“É importante frisar que aliviar a dor é uma coisa e tratar a inflamação é outra. Existem medicamentos com anestésico local que, assim como o gargarejo, vão reduzir a dor, mas não irão resolver a inflamação. Isso porque a dor é um sinal de alerta, logo, se os sintomas persistirem, o ideal é procurar um médico.”
Quais os melhores gargarejos para a dor de garganta?
Dos gargarejos anti-inflamatórios mais eficazes, há os com água e sal e, em caso de dor de garganta causadas por aftas, os de água com bicarbonato de sódio.
“O sal acidifica a garganta, muda o pH e dificulta o crescimento dos germes, pois altera a situação química. O sal também funciona como um osmótico, puxando água para dentro das células bacterianas e destruindo o organismo das bactérias e vírus”, explicou a médica.
- Gargarejo com sal: 1 colher (chá) de sal para 100 ml de água morna. Este pode ser feito por, no máximo, três vezes ao dia
- Gargarejo com bicarbonato de sódio: 1 colher (chá) de bicarbonato para cada 100 ml de água morna. Também deve ser feito, no máximo, três vezes ao dia. Este gargarejo também é eficaz para quem sofre com aftas frequentes.
Estes gargarejos podem fazer mal?
As precauções são para as pessoas com pressão alta, visto que o sal — presente na receita de gargarejo — pode aumentar a pressão arterial.
Quando procurar ajuda médica?
No decorrer da inflamação, é comum que a dor de garganta seja mais intensa nos três primeiros dias, mas, à medida que o tempo avança, o desconforto tende a melhorar gradualmente. Caso contrário, recomenda-se buscar ajuda médica para um diagnóstico.
Leia também: Chá para dor de garganta: as 5 receitas mais eficazes