Com formação em Medicina pela Fundação André Arco Verde – Faculdade de Medicina de Valença e pós-graduação Lato Sensu em...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSeja como acompanhamento das refeições ou por sede, o prazer em tomar refrigerante está relacionado com a sua quantidade de açúcar. No entanto, seu consumo exagerado pode trazer consequências para a saúde, incluindo gastrite e diabetes.
“O consumo exacerbado de refrigerantes pode ocasionar a gastrite e levar até uma úlcera, além de ocasionar celulite, principalmente entre as mulheres. O refrigerante zero também pode ser um problema, em especial para as pessoas hipertensas, já que carrega tipos de adoçantes que podem levar ao aumento da pressão arterial”, explica o endocrinologista e metabologista William Hafemann Viana.
Saiba mais: 10 vantagens de cortar o refrigerante da dieta
Pensando nisso, o MinhaVida separou alguns hábitos que podem ajudar quem deseja parar ou controlar o vício em refrigerante. Confira!
1. Substitua por outras bebidas
Em vez de consumir o refrigerante, é possível optar por outras bebidas mais saudáveis na hora de se refrescar ou acompanhar as refeições. Isso inclui água saborizada, com limão ou gás, sucos naturais, chás gelados ou quentes e leites vegetais não adoçados.
Quanto ao refrigerante zero, ele é uma alternativa para quem não pode consumir açúcar, mas não é uma boa opção. Ele possui sódio, além de muitos adoçantes químicos em sua composição.
Saiba mais: Refrigerante x suco da lata: qual é o pior para a saúde?
2. Evite ficar com fome
Isso pode ajudar a cortar o consumo de refrigerante e, consequentemente, no combate ao vício, já que quem se sente satisfeito consegue resistir à vontade de consumir alimentos e bebidas doces. Por isso, é importante consumir alimentos com fibras e que proporcionem saciedade, como aveia, cereais, lentilha e grão-de-bico.
3. Beba mais água
Beber mais água, especialmente em dias mais quentes, além de ajudar a hidratar o corpo, reduz a sensação de fome ou sede, fazendo com que diminua a vontade de consumir refrigerantes. Além disso, é possível reduzir gradualmente a concentração de açúcar no refrigerante diluindo-o com água (ou gelo), o que também auxilia no processo de desacostumar o paladar ao excesso de açúcar.
Saiba mais: 12 motivos para consumir mais água durante o dia
4. Opte por alternativas de doces saudáveis
Já que o vício em refrigerantes está relacionado à sua quantidade significativa de açúcar, uma boa opção para frear seu consumo é substituir a bebida açucarada por alternativas doces e saudáveis, como frutas frescas ou secas, iogurtes naturais e castanhas.
5. Tente reduzir os níveis de estresse
O estresse cotidiano pode causar vontade de comer ou beber algo prazeroso e, consequentemente, levar a uma compulsão alimentar. Por isso, realizar algumas atividades simples, como ioga, meditação ou passeios pode ajudar a evitar esses comportamentos e a reduzir o estresse.
Saiba mais: Melhores exercícios para ansiedade e estresse