Médica graduada pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP, Hiromi fez residência Médica em Ginecologia e Obstetríc...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A menstruação é uma parte natural da vida da maioria das pessoas com útero. Mas, apesar de comum e prevista, às vezes, ela aparece sem convite, e isso tende a gerar bastante desconforto. Por isso, é importante dar atenção aos sinais que o corpo dá. Veja abaixo os principais sinais — físicos e emocionais — de que a menstruação está prestes a descer!
Leia também: 9 razões para a menstruação estar atrasada
1 - Aumento dos seios
Normalmente os seios aumentam de forma gradual alguns dias antes do início do ciclo menstrual. Juntamente com o inchaço da mama, é comum o aparecimento de sensibilidade e, às vezes, de dor na região.
2 - Lubrificação natural
Pouco antes da menstruação descer, a lubrificação vaginal pode aumentar e isso pode ser percebido através do maior volume de secreção branca-amarelada presente na calcinha.
3 - Humor sensível
Com a chegada da menstruação o corpo passa por variações hormonais que afetam a produção de serotonina e endorfina — responsáveis pela sensação de bem-estar. Sendo assim, é comum o aparecimento de estresse, tristeza, irritabilidade, baixa autoestima e crises de choro.
Apesar de ser um sinal corriqueiro do período pré-menstrual, Hiromi Arisawa, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde, faz um alerta. “Caso os sintomas emocionais comecem a ser muito intensos, exacerbados, afetem o dia a dia e a interação interpessoal, é preciso fazer uma avaliação médica para checar se estes sinais são indícios de algum transtorno”.
Leia também: Quando se preocupar com o estresse excessivo?
4 - Espinhas
A acne menstrual é causada pelas alterações hormonais e, às vezes, por conta do aumento da oleosidade que ocorre no período. Beber muita água e limpar a pele com frequência pode ajudar a lidar melhor com o sintoma.
5 - Cansaço
Dias antes do período menstrual, a fadiga também tende a aparecer. Ela é causada pela diminuição dos níveis de serotonina, que influencia diretamente na redução da energia.
6 - Inchaço
Geralmente, o inchaço abdominal aparece dias antes do ciclo menstrual. A retenção de líquidos, causada pelo aumento da produção da progesterona, tende a cessar com o início do fluxo menstrual.
7 - Dor de cabeça
A dor de cabeça também costuma aparecer um pouco antes do início da menstruação. Isso acontece por conta do excesso de estrogênio, que costuma diminuir quando o período menstrual começa.
Leia também: Tratamentos para TPM: entenda como aliviar os sintomas
O que as variações nos sinais pré-menstruais podem indicar?
Algumas pessoas costumam relatar mudanças nos sintomas pré-menstruais. Umas notam piora da acne e da oleosidade, outras se sentem mais cansadas ou sofrem com crises emocionais mais intensas. De acordo com Hiromi Arisawa, nestes casos, além de fazer uma avaliação médica, é preciso dar uma atenção maior para os hábitos do cotidiano.
“A rotina pode impactar nos sinais pré-menstruais. Uma pessoa emocionalmente exausta, com muitos afazeres e preocupações, que não pratica atividade física e que possui uma alimentação desregulada, tende a sentir piora nos sintomas”.
Como a alimentação influencia nos sintomas pré-menstruais?
A comida tem um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo e, consequentemente, tem impacto positivo nos sinais pré-menstruais. Uma alimentação rica em verduras, frutas e grãos pode fazer com que os incômodos físicos e emocionais surjam de forma mais suave.
Leia também: 6 alimentos que ajudam na TPM e que provavelmente você tem em casa