A Cirugiã Dentista Amanda Davanço é graduada pela Faculdade de Odontologia da OSEC e é especialista em odontogeriatria,...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A dor de dente é um sintoma clássico de problemas odontológicos, como cáries, sensibilidade, retração gengival, doenças periodontais, entre outros. No entanto, nem sempre a condição será sinal de que algo não vai bem com a qualidade dos seus dentes. Condições médicas, fatores emocionais e até mesmo o estilo de vida podem estar por trás do desconforto que, nesses casos, alerta para questões que vão além da boca.
O MinhaVida listou 4 causas de dor de dente que não estão relacionadas com a saúde bucal para te ajudar na busca por orientação médica. Confira!
1. Estresse
O estresse é uma reação normal do corpo, que pode evoluir para estresse crônico. Quando o problema está em estágio avançado, a dor de dente pode surgir como consequência da tensão na musculatura orofacial, do ranger de dentes e do apertamento da mandíbula. Em longo prazo, o hábito pode evoluir para um quadro de bruxismo.
Saiba mais: Abscesso dentário: tratamento e se pode matar
2. Bruxismo
O bruxismo se caracteriza pela ação de apertar ou ranger os dentes durante o sono, provocando dores nos dentes, nos músculos da face e na cabeça. A condição pode se desenvolver como reflexo de estresse, ansiedade, apneia do sono, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros. Além disso, o bruxismo pode acometer adultos e crianças, como explicou a cirurgiã dentista Amanda Davanço em entrevista prévia ao MinhaVida.
3. Doenças respiratórias
Doenças que atacam as vias respiratórias, como gripes, resfriados e sinusite, podem ter relação com a dor de dente. Isso porque, nestes quadros, ocorre a inflamação e a infecção dos seios nasais, que estão muito próximos às raízes dos dentes superiores, provocando o desconforto. Além do sintoma, medicamentos para tratar a sinusite podem causar boca seca, aumentando o risco de lesões cariosas e infecção por leveduras na cavidade bucal.
4. Otite
Assim como no caso de doenças respiratórias, outras inflamações na face podem se estender até os dentes. É o que ocorre em casos de otite, tipo de infecção no ouvido, sendo comum que os pacientes se queixam de dor bucal e desconforto generalizado na musculatura facial.
Saiba mais: 5 hábitos que prejudicam sua saúde bucal e até provocam mau hálito
Como aliviar a dor de dente?
A dor de dente deve ser investigada por um dentista para que a sua causa seja tratada. Dessa forma, o profissional poderá utilizar ou recomendar as seguintes abordagens:
- Remédios para dor de dente
- Restauração dentária
- Tratamento de canal
- Extração dentária
- Uso de pastas e enxaguantes bucais específicos