Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iCondição de pele que incomoda muita gente, a acne pode surgir em decorrência de diversos fatores. A boa notícia, no entanto, é que existem uma série de tratamentos capazes de reduzir o aparecimento das lesões e tratar as manchinhas indesejadas deixadas por elas.
Saber quais são as causas da acne, no entanto, ajuda a direcionar o tratamento, já que em alguns casos algumas mudanças de hábitos podem colaborar, enquanto em outros são necessários até mesmo ajustes hormonais para que ela pare de surgir.
Veja 11 principais causas da acne:
- Produção excessiva de sebo: o aumento na produção de óleo pelas glândulas sebáceas pode obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de espinhas.
- Obstrução dos poros: o acúmulo de células mortas da pele e de sebo nos poros pode criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias. Cuidados com higiene da pele e com o excesso de produtos cosméticos, além da maquiagem que precisa ser retirada completamente, podem ajudar a evitar obstrução dos poros e consequentemente a piora ou manutenção da acne na pele.
- Bactérias: a bactéria Propionibacterium acnes, presente naturalmente na pele, pode proliferar em poros obstruídos, causando inflamação e assim o aparecimento das espinhas.
- Hormônios: as mudanças hormonais, como as que ocorrem na puberdade, gravidez e ciclo menstrual, podem estimular a produção de sebo e agravar a acne.
- Ovários policísticos: a síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos, que costuma causar também a acne entre outros problemas.
- Genética: a predisposição genética desempenha um papel expressivo, pois a acne tende a ser mais comum em famílias com histórico da condição.
- Estresse: ele pode desencadear ou agravar a produção de hormônios que aumentam a oleosidade da pele, piorando a acne.
- Dieta: embora a relação entre dieta e acne seja complexa, alguns estudos sugerem que alimentos com alto índice glicêmico e laticínios podem contribuir para o problema.
- Cosméticos oleosos: o uso de produtos de cuidados com a pele inadequados pode obstruir os poros e acentuar ou propiciar o surgimento da acne.
- Fricção e pressão: a fricção e a pressão frequentes na pele devido ao uso de capacetes, cintos ou aparelhos telefônicos podem contribuir para a acne.
- Exposição a certos produtos químicos: algumas pesquisas apontam que a exposição a substâncias irritantes, como óleos industriais, também pode desencadear ou agravar a acne.
Leia também: Acne com os dias contados? Conheça 11 tratamentos para o problema