Médica ginecologista especialista em Endoscopia Ginecológica titulada pela FEBRASGO, também professora de Yoga...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O ciclo menstrual é um processo natural do corpo de toda pessoa com útero e a menstruação faz parte do fim deste ciclo. Nela, os óvulos não fecundados são eliminados para darem lugar à produção de novos óvulos. Ter atenção aos aspectos da menstruação é importante para identificar doenças, como a endometriose, e para garantir saúde sexual e reprodutiva.
Leia também: Como saber se a menstruação vai descer: veja 7 sinais
Quais as características do sangue de menstruação saudável?
De acordo com a ginecologista Bárbara Murayama, a coloração do sangue da menstruação pode variar de acordo com o momento. “Bem no comecinho e no final do período menstrual, o sangue tende a ser mais escuro, com um tom próximo de marrom ou vinho. Já no meio do período, ele costuma ser vermelho vivo e sair em grandes quantidades. Às vezes, coágulos podem aparecer”.
A menstruação também possui um cheiro específico, que se mistura com o odor natural da vagina. Mas é preciso ter atenção a possíveis mudanças, pois elas podem significar alguma alteração na flora vaginal e indicar que há algo de errado.
Qual a duração normal da menstruação?
O ciclo menstrual de uma pessoa adulta, normalmente, dura 28 dias, variando de 21 a 35 dias. A menstruação em si, costuma durar de 3 a 7 dias e, normalmente, a perda média de sangue é de aproximadamente 30 ml. Durante a menstruação, é preciso ficar de olho na intensidade do fluxo, porque a perda de sangue em abundância pode causar problemas de saúde, como a anemia.
Leia também: 7 alimentos para reduzir o consumo durante a menstruação
O que altera as características da menstruação?
Mudanças nas características do sangue podem ser causadas por diferentes motivos. O uso de anticoncepcionais, por exemplo, pode mudar os aspectos da menstruação e regular as datas de quando ela vai ocorrer. “É importante lembrar que o medicamento deve ser uma indicação médica, pois cada remédio serve para um tipo de organismo ou para um problema específico”, frisou Bárbara.
Já a ausência ou a diminuição da menstruação podem ser resultado de condições como gravidez, menopausa e distúrbios hormonais. Questões emocionais, como estresse e ansiedade também podem afetar a menstruação.
E quando a menstruação não vem?
Essa condição é chamada de amenorreia. A do tipo primária ocorre quando a pessoa nunca menstruou. Algumas das causas mais comuns de amenorreia primária incluem condições que estão presentes ao nascimento, mas que podem não ser notadas até a puberdade, como anormalidades dos órgãos reprodutivos
A amenorreia secundária ocorre quando a pessoa que já menstrua tem a menstruação “cortada” por mais de 3 meses de forma espontânea. “A gravidez é o diagnóstico mais comum de amenorreia secundária, mas outras causas comuns incluem condições ovarianas, como síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana, conhecida como menopausa precoce” explicou a ginecologista.
Saiba mais: Menstruação pode causar anemia? Conheça os sinais do quadro