Médico urologista chefe do Grupo de Endourologia e Litíase Urinária da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulis...
iA urologia é, de fato, uma especialidade predominantemente focada no homem. Então, cerca de 70% dos pacientes costumam ser do sexo masculino. No entanto, as mulheres têm doenças urológicas e também podem ser tratadas por esses especialistas.
Alguns dos problemas mais comuns que as mulheres podem sofrer são do domínio do urologista. Inclusive, dentro desta área existe uma subespecialidade que se chama urologia feminina, que é focada na mulher. Esse braço da urologia identifica os problemas e trata essas pacientes.
Infecção urinária
Entre as doenças mais comuns está a infecção urinária. Muitas vezes tratada pelo ginecologista, o especialista mais indicado, na verdade, seria o urologista, já que ele tem um conhecimento mais complexo e profundo da área.
Leia mais: O que causa infecção urinária? Veja as 5 razões mais comuns e se é transmissível
Incontinência urinária
A segunda condição comum é a incontinência urinária, que também é uma sub-área da ginecologia. Portanto, é uma condição que acaba sendo tratada por essas duas especialidades.
Historicamente, porém, quem criou a subespecialidade de urologia feminina e faz esse tratamento foi a comunidade urológica. Com o treinamento de ginecologistas por urologistas, ocorre hoje uma segmentação de alguns ginecologistas que também têm capacidade técnica e teórica para fazer esse tipo de cuidado. A incontinência urinária muitas vezes demanda alguns procedimentos cirúrgicos que todo urologista tem durante sua formação.
Saiba mais: Como diferenciar os tipos de incontinência urinária?
Cálculo renal
Outra doença importante é o cálculo renal, ou pedras nos rins. As mulheres têm uma incidência levemente menor que os homens, mas também relevante: chega a quase 6%. Nesse caso, a mulher procura o urologista para fazer o tratamento, prevenção e receber as orientações. É possível também citar a cistite intersticial, que é uma doença crônica caracterizada pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, e isso também é de domínio do urologista.
O urologista é um médico amplo que trata diversas doenças em ambos os sexos. As mulheres são frequentes no consultório urológico e isso é realmente interessante que todos saibam, já que muitos acreditam que o médico urologista é para o homem assim como o ginecologista é para a mulher. Sabemos que não é bem assim, que alguns dos tratamentos que são destinados ao público masculino também são aplicáveis na mulher da mesma forma.
Leia mais: Cistite: o que é, sintomas e tratamento