Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Cistite?
A cistite é uma inflamação ou infecção que afeta a bexiga, provocando sintomas como ardência ao urinar e dor na região pélvica. O problema pode ser provocado por bactérias, como a Escherichia coli (E. coli), infecção urinária ou fungos. Essa bactéria é encontrada naturalmente no intestino, mas pode se multiplicar e chegar até a bexiga.
A doença pode afetar homens e crianças, mas é mais comum em mulheres devido às características anatômicas femininas. Isso acontece porque a uretra da mulher é mais curta, além de estar mais próxima do ânus, aumentando as chances de migração da bactéria.
Causas
Algumas das causas da cistite são:
Infecções bacterianas
Ocorre quando as bactérias que habitam a região perineal conseguem penetrar pela uretra e se multiplicar na bexiga. Grande parte dos casos de cistite bacteriana é causada por bactérias do tipo Escherichia coli (E. coli).
Outra possível causa de cistite é a infecção na região genital. O uso de um cateter vesical, por exemplo, onde um tubo próprio para manter a bexiga vazia é introduzido na uretra, pode aumentar o risco de infecções na região genital.
Relações sexuais
A cistite entendida como inflamação da bexiga pode acontecer depois de uma relação sexual. Nessa caso, o trauma sofrido na uretra (normais do próprio coito) deixa o órgão mais vulnerável à subida das bactérias. Esse quadro é comumente chamado de uretrite/ cistite traumática.
Outras causas de cistite
Embora as infecções bacterianas sejam a causa mais comum de cistite, um número de fatores não infecciosos podem inflamar a bexiga. Alguns exemplos:
- Cistite fúngica, mais comum em pacientes com diabetes e imunodeprimidos
- Cistite intersticial, uma inflamação crônica de causa incerta
- Certos medicamentos (como os quimioterápicos) podem causar inflamação da bexiga
- Tratamento de radiação da região pélvica
-
Cistite "específica" associada com outras condições, como câncer ginecológico, doenças inflamatórias pélvicas, endometriose, doença de Crohn, lúpus, diverticulite ou tuberculose.
Sintomas
Sintomas de cistite
Os sintomas de cistite incluem:
- Um desejo forte e persistente de urinar
- Sensação de queimação (ardência) ao urinar
- Urinar em pequenas quantidades e frequentemente
- Sangue na urina (hematúria)
- Urina turva ou com cheiro forte
- Desconforto na região pélvica
- Sensação de pressão no abdômen inferior
- Febre baixa, inferior a 38 ºC (mais do que isso pode significar uma pielonefrite, situação grave em que as bactérias atingiram os rins)
Diagnóstico
Além da análise clínica, a cistite pode ser identificada com alguns exames:
- Exame de urina
- Cistoscopia
- Raio x ou ultrassom.
Tratamento
Tratamento para cistite
O tratamento da cistite varia de acordo com a causa do problema. Porém, em todos os tipos, é recomendado a ingestão de líquidos e urinar com frequência. Seria como uma tentativa de “lavar” a bexiga.
No tratamento de cistite bacteriana, os antibióticos são a primeira linha de tratamento. Já na cistite intersticial, a causa da inflamação é incerta. Por isso, não há um único tratamento que funcione - a conduta irá variar conforme o caso. Terapias utilizadas para avaliar os sinais e sintomas da cistite intersticial incluem:
- Medicamentos por via oral ou inseridos diretamente em sua bexiga;
- Procedimentos sob anestesia em que o urologista examinará a bexiga para confirmar o diagnóstico e tentar melhorar os sintomas, tais como esticar a bexiga com soro fisiológico (hidrodistensão da bexiga) e, em casos indicados, cirurgia ou aplicação de toxina botulínica;
- Estimulação nervosa com impulsos eléctricos suaves para aliviar a dor pélvica e, em alguns casos, reduzir a frequência urinária.
No caso de outras formas de cistite, como a infecção que se desenvolve como uma complicação da quimioterapia ou radioterapia incide sobre o manejo da dor. Geralmente, são utilizados medicamentos e hidratação para expulsar substâncias irritantes da bexiga.
Medicamentos
Remédios para cistite
Os remédios mais usados para o tratamento de cistite são:
- Amicacina
- Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
- Ampicilina Sódica
- Androfloxin
- Bacteracin e Bacteracin-F
- Cipro
- Clocef
- Clordox
- Cloridrato de Lidocaína
- Bactrim
- Ceclor
- Cefalotina
- Ciprofloxacino
- Clavulin
- Cystex
- Doxiciclina
- Flanax
- Macrodantina
- Monuril
- Nitrofen
- Norfloxacino
- Novamox 2x
Prevenção
- Beba mais água e outros líquidos. Mantenha a cor da urina parecida com a água
- Urine com intervalos regulares, evitando passar mais do que 2 horas sem urinar
- Quando você urinar, certifique-se de que esvaziou toda a bexiga
- Urine imediatamente após a relação sexual, impedindo que as bactérias se movam para a uretra
- Troque os absorventes com frequência
- Ao usar o banheiro, a vagina deve ser limpada de frente para trás, para evitar a propagação de bactérias do ânus para o seu trato urinário
- Faça a higiene adequada no pênis, puxando a pele do prepúcio e expondo a cabeça (glande) no banho e toda vez que urinar. Urine com calma e, depois da micção, cubra a glande com o prepúcio (quando não for circuncisado)
Referências
Sociedade Brasileira de Urologia