Médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC (2006), onde também se especializou em Ginecologia e Obstetríci (2007/...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A candidíase oral - também conhecida como candidíase bucal, sapinho ou monilíase oral - é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans. A condição é comum em bebês e crianças pequenas por conta do sistema imune que ainda não está totalmente desenvolvido. No entanto, também pode acometer adultos com imunidade baixa, como pacientes com HIV e doenças crônicas.
O tratamento para candidíase oral é feito com o uso de antifúngicos prescritos por um médico, em forma de gel, enxaguante bucal ou em comprimido. Entretanto, é possível adotar algumas medidas no dia a dia que irão ajudar na recuperação. Confira cinco formas de autocuidado com a candidíase bucal!
1. Aplique chá de poejo
De acordo com Carla Montaldi Maruxo Youssef, ginecologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o chá de poejo é um importante aliado no tratamento para a candidíase oral. “[O chá de poejo] possui propriedades que diminuem a proliferação de fungos e que ajudam a acelerar o combate à infecção”, informou a médica.
A bebida não deve ser consumida e assim aplicada na mucosa oral (lábios internos, língua e gengiva) com a ajuda de um algodão. A aplicação deve ser feita de duas a três vezes ao dia.
2. Evite determinados alimentos
Determinados alimentos podem tornar o organismo mais ácido e propício para a proliferação da Cândida, como apontado em trabalho científico divulgado no periódico PLoS One. Dessa forma, se deve evitar o consumo de:
- Açúcar
- Frutas ricas em amido (abacaxi, manga, banana)
- Carboidratos simples (alimentos industrializados, farinha branca)
- Bebidas alcoólicas
- Carnes processadas (embutidos, defumados)
- Proteína animal
3. Consuma alimentos que auxiliam no tratamento
Se utilizada da maneira correta, a alimentação pode favorecer o tratamento da candidíase bucal. É o caso dos ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas. A especialista recomenda o consumo de:
- Cúrcuma
- Gengibre
- Semente de linhaça
- Chia
- Óleo de coco
- Probióticos
4. Cuide da saúde bucal
A atenção com a saúde bucal deve ser redobrada durante o tratamento para candidíase bucal e para evitar a proliferação da doença. Por isso, é indicado:
- Escovar os dentes três vezes ao dia
- Utilizar enxaguante bucal, caso prescrito pelo médico
- Passar fio dental ao menos uma vez ao dia
Saiba mais: Remédio para candidíase: quais antifúngicos são usados?
5. Não compartilhe objetos pessoais
A candidíase bucal é uma doença contagiosa e pode se proliferar no contato com objetos infectados. Por isso, não compartilhe itens pessoais e que possam ser levados à boca, como talheres, copos, mamadeiras e chupetas.