Médico oftalmologista especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Especialista em Córnea e Doenças Exte...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A miopia é uma das doenças oculares mais comuns no Brasil1. Caracterizada pela dificuldade de enxergar com clareza objetos mais distantes, que ficam distorcidos ou borrados, ela pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é frequentemente detectada pela primeira vez durante a infância2,3.
O problema é que a criança ou o adolescente com miopia tem grande chance de chegar na vida adulta com o que é chamado de alta miopia, ou seja, uma dioptria alta do distúrbio, o que pode acarretar em outros problemas, como glaucoma, por exemplo. É por isso que é fundamental identificar os sinais desde cedo e saber como controlar a progressão da miopia infantil.
Principais causas da miopia em crianças
Os tipos de miopia mais comuns em crianças são:
- Miopia axial: é caracterizada pelo globo ocular mais longo, o que dificulta a chegada do feixe de luz até a retina. É um dos tipos mais graves e é uma doença que progride com o tempo.
- Miopia congênita: é um tipo que está presente desde o nascimento e tem causas genéticas.
Além disso, hereditariedade, consumo de nicotina pelos pais e o maior tempo de uso de telas4 também são causas de miopia em crianças. A pandemia de covid-19 também tem sido apontada como um dos fatores para maior incidência de miopia infantil5, isso porque a exposição ao ar livre é fundamental na prevenção da miopia.
Durante a pandemia, o que aconteceu foi o contrário: crianças e os adolescentes passaram a estudar e realizar todas as suas atividades escolares em casa, usufruindo de telas de tablets e computadores com maior frequência e se mantiveram confinadas, passando muito menos tempo ao ar livre.
“O uso de telas provoca alterações no globo ocular e a exposição à luz artificial pode piorar esse quadro. Crianças menores de dois anos de idade não devem fazer uso de telas e devem ser estimuladas a brincar ao ar livre”, afirma Fernando Naves, oftalmologista do Hospital Santa Casa de Mauá.
“Até os cinco anos de idade, o uso de telas deve ser limitado a uma hora diária. Entre seis e 10 anos, o ideal é até duas horas por dia e, dos 11 aos 18 anos, até três horas diárias”, complementa.
Sinais de atenção para miopia infantil
Além da dificuldade de enxergar objetos distantes, algo que nem sempre a criança vai relatar, um dos sintomas que os pais ou cuidadores devem ficar atentos é a tensão ocular, que é a sensação de dor nos olhos6.
“Alguns fatores podem indicar que algo não vai bem, como pálpebras fechadas para ver melhor, aproximação de objetos dos olhos para enxergar, escrever ou desenhar e dificuldade para ler o quadro na sala de aula”, explica o oftalmologista Fernando Naves.
A boa notícia é que, atualmente, há tratamento efetivo contra a miopia infantil que vai além de simplesmente usar óculos para conseguir enxergar. Hoje, o tratamento tem o objetivo de melhorar a visão, atuar na prevenção da progressão da doença e até mesmo na regressão da miopia. Por isso, assim que notar os primeiros sinais da condição no seu filho, é essencial consultar um oftalmologista para confirmar o diagnóstico e receber orientação sobre o melhor tratamento.
Conheça as lentes ZEISS MyoCare, a nova lente para miopia infantil progressiva da ZEISS
A ZEISS, empresa líder em tecnologia do setor óptico, lançou sua primeira e única solução no mercado com dois designs específicos por faixa etária para o tratamento de miopia progressiva infantil: as lentes ZEISS MyoCare contam com um design de lentes indicado para crianças entre 6 e 10 anos e um design diferente destinado a crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos.
Entre as tecnologias presentes neste lançamento, está a Tecnologia ZEISS C.A.R.E.® (em português, Elementos Refrativos Anulares Cilíndricos), que alternam zonas de desfocagem e correção em um padrão semelhante a um anel na superfície frontal, expandindo-se em direção à periferia da lente. Essas microestruturas fornecem um "sinal de parada" para retardar a progressão do alongamento axial.
Em ensaios clínicos, 100% das crianças usando as Lentes ZEISS MyoCare se adaptaram às lentes dentro de 1 dia* e 98% das crianças afirmaram que a sua visão ao longe e ao perto é muito boa quando usam as lentes ZEISS MyoCare.
Para somar, as lentes possuem tratamento antirreflexo DuraVision Platinum, o mais robusto da ZEISS, com propriedades resistentes a riscos e conta com proteção contra raios UV, o que garante ainda mais segurança para que os pequenos brinquem ao ar livre. Saiba mais no site Miopia na Infância.
Referências
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Principais doenças oculares. 21 out. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doencas-oculares/principais-doencas-oculares. Acesso em: 27 out. 2023.
- ZADNIK, Karla. Myopia Development in Childhood. Journal of the American Academy of Optometry, [s. l.], v. 74, ed. 8, p. 603-608, Agosto 1997. Disponível em: https://journals.lww.com/optvissci/abstract/1997/08000/myopia_development_in_childhood.21.aspx. Acesso em: 27 out. 2023.
- INSTITUTO DE MOLÉSTIAS OCULARES. O que pode retardar a progressão da miopia em crianças? Disponível em: https://imo.com.br/o-que-pode-retardar-progressao-da-miopia-em-criancas/. Acesso em: 27 out. 2023.
- Júnior E. R. S., VanettiA. P., Pinto B. C. M., Almeida G. do N., Rodrigues L. de L., Castro L. M. M. de, & Zanetti N. B. (2021). Impactos da miopia no desenvolvimento cognitivo da criança: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(12), e8898. https://doi.org/10.25248/reas.e8898.2021. Acesso em: 27 out 2023
- LEITE, Noely de Carvalho et al. Relation between myopia in children and exposure to electronics during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 11, ed. 6, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28779. Acesso em: 27 out. 2023.
- NATIONAL EYE INSTITUTE. Nearsightedness (Myopia). 30 jun. 2023. Disponível em: https://www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/nearsightedness-myopia. Acesso em: 27 out. 2023.
A validação de nossos conteúdos tem teor editorial, o que assegura que o médico ou profissional de saúde envolvido nessa validação não possui qualquer afiliação com o produto ou marca mencionados no texto ou na publicidade da página, o que preserva sua independência e imparcialidade.