Dr. Carlos Moraes se graduou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Fez Residência Médica...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando se trata de sangramentos vaginais, é comum que haja confusão entre a nidação e a menstruação. Ambas podem envolver a liberação de sangue, mas têm significados totalmente diferentes. Enquanto o sangue menstrual ocorre por um processo natural em que o revestimento do útero é eliminado para receber um possível óvulo fertilizado, o sangramento de nidação pode indicar um início de gravidez.
“A nidação nada mais é do que a implantação do embrião recém-formado na cavidade uterina. Em algumas situações, quando acontece essa nidação, pode ocorrer um pequeno e breve sangramento”, explica Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP.
Saiba mais: Cores da menstruação: descubra o significado de cada uma
Qual a diferença entre menstruação e nidação?
É possível notar a principal diferença entre o sangramento da nidação e o sangramento menstrual através da quantidade e da frequência. Na nidação, o sangramento vem em menor quantidade e dura pouco, enquanto durante a menstruação, o sangramento apresenta um padrão, com duração média de cinco dias e fluxo mais intenso.
“Normalmente, as mulheres menstruam a cada 28, 30, 32 dias, uma vez por mês. Ao passo que o sangramento da nidação costuma ocorrer pelo menos uma semana antes de quando a pessoa espera menstruar”, esclarece o ginecologista.
Leia também: Mancha de sangue de menstruação: saiba como remover de forma simples
A nidação ocorre sempre que a pessoa está grávida?
Quando uma mulher engravida, obrigatoriamente passa pela nidação, que é justamente a implantação desse embrião recém-formado. No entanto, é preciso ficar claro que a nidação nem sempre vem acompanhada de um sangramento genital.
Quando é necessário procurar auxílio profissional?
Embora o sangramento de nidação seja, por muitas vezes, considerado normal e não cause preocupação, existem situações em que procurar auxílio profissional é recomendado, como:
- Sangramento intenso: se o fluxo for significativo, semelhante à intensidade da menstruação ou se persistir por muitos dias
- Dor forte: se houver dor abdominal intensa, cólicas fortes ou qualquer outro desconforto preocupante
- Histórico de problemas com gravidez: para quem já passou por uma gestação em que houve complicações
- Outros sintomas alarmantes: como tonturas, febre ou náuseas persistentes
Também é indicado marcar uma consulta médica quando há dúvidas sobre a possibilidade de gravidez.
Saiba mais: Como saber se a menstruação vai descer: veja 7 sinais