Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, RJ. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA rapidez do tratamento para candidíase pode depender da gravidade. Ela geralmente é tratada com medicamentos antifúngicos, como cremes, supositórios e de via oral. Quando mais de uma via de tratamento é associada, ele se torna mais rápido.
“O uso de um antifúngico tópico e oral ao mesmo tempo, por exemplo, traz um resultado mais acelerado. No entanto, depende da gravidade da infecção e do tipo de Cândida em questão”, explica a ginecologista Beatriz Tupinambá
Saiba mais: Candidíase: 6 hábitos que podem causar ou agravar a infecção vaginal
Tratamentos para candidíase
As opções de antifúngicos variam caso a caso. Para as mulheres, podem ser indicados cremes vaginais, supositórios, comprimidos vaginais ou medicação via oral. Para a candidíase masculina, normalmente é indicado medicamento via oral vinculado a antifúngicos tópicos. Sobre a candidíase na gravidez, é recomendada a utilização de antifúngicos mais leves e cremes vaginais locais.
Na candidíase intestinal o tratamento se dá por via oral, atrelado à mudança de hábitos alimentares, como diminuir os carboidratos e alimentos inflamatórios para tratar o intestino como um todo. Já para a candidíase oral, recomenda-se o uso de enxaguantes antifúngicos.
Como lidar com a candidíase em casa?
Além das opções farmacêuticas, como os cremes antifúngicos (clotrimazol, miconazol e cetoconazol) e os medicamentos via oral (fluconazol e itraconazol), a especialista comenta alternativas caseiras que podem contribuir para o tratamento da candidíase.
Saiba mais: Remédio para candidíase: quais antifúngicos são usados?
“Suplementos probióticos e óleo de coco na região íntima são ótimos exemplos de tratamento caseiro eficiente. O óleo de coco apresenta um pH mais ácido, que é um verdadeiro inimigo da Cândida, enquanto os suplementos podem ajudar no equilíbrio da flora vaginal”, explica a ginecologista.
Para ajudar a acabar com a candidíase mais rápido também podem ser adotados alguns cuidados durante o tratamento, como:
- Realizar uma dieta limpa e livre de excessos de carboidratos
- Evitar o uso de calcinha, roupas apertadas sem circulação de ar ou molhadas
- Manter uma boa higiene
- Evitar sabonetes e produtos cosméticos íntimos
- Evitar relações sexuais durante a crise e o tratamento de candidíase
Saiba mais: Candidíase: 6 tipos de alimentos que pioram o quadro