Paula H. Sasakura, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde é formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especial...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O congelamento de alimentos pode ser a solução perfeita para ter mais praticidade na cozinha. Porém, para preservá-los da forma certa, é preciso se atentar ao que pode ou não ser congelado sem comprometer os nutrientes.
Leia também: Devemos lavar o frango? Nutricionista responde!
Por que alguns alimentos perdem o valor nutricional quando congelados?
Alguns alimentos podem ter uma redução em seu valor nutricional ao serem congelados devido a alterações químicas e físicas que ocorrem nesse período. Algumas razões para esse fenômeno incluem:
- Oxidação: o congelamento pode levar à oxidação de nutrientes, como vitaminas C e B. “Durante o congelamento, o oxigênio dos alimentos pode reagir com esses nutrientes, resultando em perda parcial de sua atividade nutricional”, diz Paula H. Sasakura, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde
- Vazamento de nutrientes: no processo de congelamento, a criação de cristais de gelo pode causar a ruptura das células, levando ao vazamento de nutrientes solúveis em água, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C
- Alterações na textura: a textura de certos alimentos pode ser modificada pelo congelamento, impactando a digestibilidade e a absorção de nutrientes
“Apesar da alteração na textura, é importante entender que o congelamento segue sendo uma ótima maneira de preservar alimentos e muitos nutrientes permanecem intactos. O congelamento é uma forma conveniente de prolongar a vida útil dos alimentos e ainda pode fornecer uma boa quantidade de nutrientes”, ressalta Paula.
Leia também: Como aumentar o apetite de forma natural? Veja dicas fáceis!
Quais alimentos perdem nutrientes quando congelados?
Frutas e vegetais que contêm uma quantidade significativa de água, como laranja, melancia, pepino e abobrinha tendem a ser mais suscetíveis à perda de vitaminas hidrossolúveis devido à formação de cristais de gelo durante o congelamento.
Já alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum e sardinha, também podem perder parcialmente os benefícios nutricionais, visto que esses ácidos graxos são sensíveis à oxidação e podem se deteriorar durante o congelamento prolongado.
Quais alimentos podem ser congelados sem perder os nutrientes?
Frutas e vegetais de baixa acidez são compostos por menor teor de água e, consequentemente, têm menor probabilidade de perder nutrientes durante o congelamento. Exemplos são:
- Banana
- Manga
- Abacate
- Cenoura
- Abóbora
- Batata
Grãos e leguminosas, como arroz, quinoa, lentilhas, feijão e grão-de-bico, também podem ser congelados após o cozimento, visto que são alimentos não perecíveis e, por isso, têm menos chances de perder valor nutricional.
“Carnes magras, como peito de frango, peito de peru e cortes magros de carne bovina, podem ser congeladas, tanto cruas quanto cozidas, sem perder muitos nutrientes”.
Leia também: Devemos lavar o arroz antes de cozinhar? Nutricionista responde!
Como preservar nutrientes, textura e sabor dos alimentos congelados?
De acordo com Paula, para preservar nutrientes, textura e sabor dos alimentos congelados, é importante seguir algumas práticas simples:
1 - Congele os alimentos frescos
Congelar os alimentos de forma imediata, logo após a compra ou preparação, ajuda a minimizar a perda de nutrientes. A comida pode ser congelada dividida em pequenas porções ou inteira.
2 - Use embalagens adequadas
Usar recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento é imprescindível. Além de ajudar a evitar a oxidação, impede a formação de cristais de gelo, que podem afetar tanto a textura quanto o sabor dos alimentos. Vale enfatizar que durante o armazenamento do alimento, é preciso remover o máximo de ar do recipiente.
3 - Faça o branqueamento
“O branqueamento é um processo de pré-tratamento térmico que envolve o aquecimento rápido dos alimentos em água fervente ou vapor por um curto período de tempo (aproximadamente 2 minutos), seguido pelo resfriamento rápido em água gelada ou em um banho de gelo. Esse processo é comumente utilizado para preparar verduras e legumes antes do congelamento a fim de preservar mais nutrientes, assim como a textura”, orienta a nutricionista.
Saiba mais: 9 alimentos que você guarda na geladeira, mas não deveria