Paula H. Sasakura, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde é formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especial...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Os alimentos têm um papel fundamental no bom funcionamento do organismo e no tratamento de infecções, como a candidíase vaginal, não é diferente. Além de fortalecer o sistema imunológico, uma alimentação balanceada ajuda no controle do crescimento da Candida, fungo causador da candidíase.
Paula Sasakura, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, indica evitar alimentos açucarados e ricos em carboidratos refinados. “É recomendado também incluir alimentos probióticos, como iogurte natural, kombucha e kefir, que podem ajudar a restaurar a microbiota intestinal saudável. Há também probióticos em cápsulas ou sachês, mas é importante consultar um profissional de saúde para orientações específicas”.
Leia também: 5 sintomas de candidíase e como tratar
Quais alimentos ajudam a combater a candidíase?
Alguns alimentos podem ser excelentes no auxílio do combate à candidíase devido às suas propriedades antifúngicas. São eles:
- Alho
- Cebola
- Gengibre
- Óleo de coco
- Azeite de oliva
- Chá verde
- Alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça
- Vegetais folhosos e verdes, como couve, espinafre e agrião
“Esses alimentos possuem compostos naturais que podem inibir o crescimento do fungo e fortalecer as defesas do organismo. No entanto, é importante ressaltar que a dieta deve ser complementada com o tratamento médico adequado”, orienta Paula Sasakura.
Leia também: 7 dúvidas sobre candidíase que toda mulher precisa saber
Quais alimentos podem piorar a candidíase?
Alguns alimentos do dia a dia, em especial, os ricos em açúcar e carboidratos, podem agravar o quadro de candidíase. Entre os mais prejudiciais estão:
- Doces
- Refrigerantes
- Pães brancos
- Massas
- Bolos
- Bolachas
- Alimentos processados
- Bebidas alcoólicas
“Esses alimentos podem promover o crescimento excessivo do fungo Candida, tornando mais difícil o controle da infecção. É extremamente importante evitá-los durante o tratamento da candidíase”, finaliza a nutricionista.
Saiba mais: Coceira na vagina: o que pode ser, causas e remédios caseiros