Médica formada pela Universidade Estadual de Campinas em 1996, fez residência médica em Dermatologia na mesma instituiçã...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A psoríase é uma doença inflamatória da pele que provoca sintomas como lesões, coceira, descamação e sangramentos. Por se tratar de uma condição autoimune, não tem cura, mas é possível reduzir a ação e a aparência das lesões.
“Para o tratamento da psoríase o fundamental é ter acompanhamento de um dermatologista com experiência em tratar a doença, para que cada caso seja avaliado e para que se escolha a melhor opção de tratamento, que é diferente entre cada paciente”, orienta a dermatologista Renata Magalhães.
Uma forma de tratamento é o uso de medicamentos orais, prescritos em casos moderados a graves. Entenda quais são os principais remédios para psoríase e a sua ação no combate ao processo inflamatório.
Saiba mais: Como é feito o tratamento para psoríase? Conheça as principais opções
Remédios para psoríase
Os remédios para psoríase em comprimido são indicados, normalmente, quando o tratamento tópico, com cremes e pomadas, não surte efeito. Entre os mais prescritos estão:
1. Metotrexato
O metotrexato é um medicamento usado em casos de psoríase grave que não responde a outras formas de tratamento. Para a psoríase é ministrado em doses baixas, entre 10 a 25 mg, o que lhe atribui efeito imunossupressor, evitando que o organismo ataque a ele mesmo, e assim ajudando no alívio dos sintomas.
2. Acitretina
A Acitretina pode ser usada sozinha ou associada a outras formas de tratamento para psoríase. O medicamento é derivado da vitamina A e atua na redução da descamação da pele. É indicado para casos de psoríase nas unhas, nos pés e na mão.
3. Ciclosporina
A ciclosporina é um imunossupressor indicado para casos de psoríase grave, que não apresenta melhora com outras formas de tratamento. O medicamento age suprimindo as reações imunológicas do corpo, ou seja, o ataque do organismo a ele mesmo.
Podem apresentar efeitos colaterais?
O uso dos medicamentos para o tratamento da psoríase deve ser acompanhado por um profissional, que irá compreender as necessidades individuais de cada paciente e avaliar possíveis efeitos adversos.
Saiba mais: Pomada para psoríase: conheça os tipos mais indicados para o tratamento
“As medicações de uso oral mais antigas podem ter efeitos adversos para o fígado e para a medula óssea, como o metotrexato, para o rim, como a ciclosporina, ou elevar os lipídeos do sangue, como a acitretina, que é contraindicada para mulheres em idade fértil pelo risco de malformações congênitas se ocorrer gravidez durante o tratamento.”, informa Magalhães.
Referências
ANVISA. Metotrexato. 2017. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351565336201630/>. Acesso em 30 nov 2023
ANVISA. Acitretina. 2020. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351125720201902/>. Acesso em 30 nov 2023
ANVISA. Ciclosporina. 2000. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/253510157360015//>. Acesso em 30 nov 2023