Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP, fundadora e diretora técnica da Farmácia de Manipulação Formularium. Espe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A má digestão, conhecida pela sensação de estômago cheio e por sintomas como gases e azia, pode ser provocada por fatores como comer rápido demais, consumir líquidos durante as refeições e ter uma dieta inadequada, rica em gordura e condimentos. Para tratá-la, além dos medicamentos, os chás de ervas podem ajudar com o alívio dos sintomas.
O MinhaVida listou oito chás que ajudam a aliviar a sensação de estômago cheio de forma natural. Confira!
1. Chá de hortelã
De acordo com a farmacêutica Paula Molari Abdo, o chá de hortelã é uma ótima opção para quem sofre com má digestão pela presença do mentol, composto orgânico extraído de ervas do gênero Mentha. “[O mentol] relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo da bile, facilitando a digestão”, explica. A ação do mentol na saúde digestiva já foi alvo de pesquisas, como a realizada na Universidade de Maryland.
2. Chá de capim-limão
O chá de capim-limão é um dos mais recomendados para o alívio dos desconfortos gastrointestinais. Suas propriedades calmantes relaxam os músculos do estômago, favorecendo a digestão. “Além disso, o leve efeito diurético do capim-limão auxilia na redução do inchaço. Seu aroma cítrico agradável também pode ter um efeito calmante no sistema nervoso, contribuindo indiretamente para aliviar desconfortos digestivos”.
Saiba mais: 7 opções de chá para ansiedade (e como preparar)
3. Chá de gengibre
Outro composto importante é o gingerol, principal ativo presente no gengibre. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, estimula a digestão, reduz gases intestinais, náuseas e alivia a sensação de peso no estômago.
4. Chá de boldo
O chá de boldo possui propriedades que favorecem a produção de bile, uma secreção produzida pelo fígado e que auxilia no processo de digestão. “Além disso, o boldo possui efeitos hepatoprotetores, auxiliando na função hepática e promovendo uma digestão mais eficiente”, aponta a farmacêutica.
5. Chá de camomila
Conhecida por seu efeito calmante, a camomila também atua na melhora do desconforto gastrointestinal. Isso porque as propriedades anti-inflamatórias e antiespasmolíticas da erva ajudam a reduzir a inflamação do estômago e melhoram o processo de digestão dos alimentos.
6. Chá de erva-doce
Se o desconforto gastrointestinal é causado em parte por gases, Paula Molari explica que o chá de erva-doce pode ser uma alternativa. “Seus componentes, como anetol e fenchona, têm efeito carminativo, ajudando a reduzir gases e inchaço, aliviando assim a sensação de estômago cheio”, recomenda.
Saiba mais: 10 chás que interagem com medicamentos
7. Chá de alcachofra
A alcachofra, rica em cinarina e ácido clorogênico, auxilia na redução do inchaço abdominal e promove benefícios ao fígado. Conforme explicação de Paula, a planta também estimula a função hepática e a produção de bile, o que favorece a digestão.
8. Chá de espinheira-santa
A espinheira-santa atua no alívio de sintomas como a azia e desconfortos estomacais, comuns em quadros de gastrite. “Ela possui propriedades que protegem a mucosa do estômago e que têm efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes”, indica Paula.