Residência Médica em Pediatria no Hospital do Servidor Público Estadual - SP. Especialização em Gastroenterologia Pediát...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Você já ouviu falar em ascaridíase? Ela é uma infecção causada pelo verme Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga. Na maioria dos casos, o paciente não apresenta sintomas, contudo, quando há grandes quantidades do verme no corpo, há o risco dele atravessar o aparelho digestivo e começar a sair pela boca, pelo nariz ou pelo ânus.
Nesses casos, o paciente também pode apresentar sintomas respiratórios quando ocorre a passagem da larva pelo sistema respiratório, por volta do 15º dia após a contaminação, como tosse, febre e dor torácica. Pode haver ainda dor abdominal, diarreia, náusea e vômitos e, principalmente em crianças, perda de peso.
Pode parecer assustador, mas existem medidas que ajudam a prevenir a infecção pela lombriga. Antes, é importante entender como ocorre a transmissão da ascaridíase. Para isso, o MinhaVida conversou com Márcia Wehba, gastroenterologista do Fleury Medicina e Saúde, para apontar o principal meio de contaminação (e como identificar a infecção). Confira!
Como ocorre a transmissão da ascaridíase?
A contaminação pelo verme Ascaris lumbricoides acontece via fecal-oral.
“O indivíduo contaminado elimina os ovos do verme pelas fezes que, em ambientes sem saneamento básico, contaminam a água e os alimentos, sendo ingeridos por outros indivíduos e fechando o ciclo de transmissão. Pode acontecer também a ingestão de ovos que estão no solo, principalmente pelas crianças que brincam na terra e colocam a mão suja na boca”, explica Márcia.
Quando os ovos embrionados encontram um meio favorável de desenvolvimento, eles podem permanecer viáveis e infectantes durante anos. Por isso, o período de transmissibilidade da lombriga é longo — especialmente se o paciente não recebe tratamento adequado.
Leia também: Remédio para verme: quando tomar, mais usados, quem precisa
Para identificar a ascaridíase, é necessário realizar um exame parasitológico de fezes, que identifica os ovos do parasita. Em casos mais sérios, o quadro é confirmado com a eliminação de vermes visíveis ao olho nu através da boca, do nariz e do ânus.
Como prevenir a contaminação da ascaridíase?
As principais medidas para evitar a ascaridíase envolvem ações de higiene pessoal, de alimentos e saneamento básico. Entre as recomendações, é possível destacar:
- Consumir água filtrada ou fervida
- Higienizar bem as frutas, verduras e legumes crus
- Sempre lavar as mãos antes e depois das refeições, após ir ao banheiro, ao ter contato com terra e ao manipular alimentos e objetos
- Descascar as frutas, verduras e legumes in natura e, de preferência, cozinhá-los antes de consumir
- Não usar fezes humanas como fertilizantes
- Evitar andar descalço em terrenos úmidos
- Não defecar ao ar livre
- Não mergulhar em locais que possam estar contaminados por esgoto
- Ter acesso ao sistema de saneamento básico em sua moradia
- Evitar que crianças coloquem a mão suja de terra na boca
Leia também: Higiene na cozinha: evite contaminações com nove cuidados
Referências
Manual MSD
Ministério da Saúde