Cirurgião-geral formado pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e com especialização em Cirurgia Bariátrica e Metabóli...
iRedatora de saúde e bem-estar, com foco na produção de reportagens sobre saúde mental e qualidade de vida.
Residência em doenças infecciosas e parasitárias no Hospital Beneficência portuguesa de São Paulo e mestrado em Infectol...
iO que é ascaridíase?
A ascaridíase é uma infecção causada pelo verme nematelminto Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga. Seu hospedeiro é o ser humano, mas, ocasionalmente, pode aparecer em porcos pelo verme Ascaris suum. Pode causar tanto problemas respiratórios quanto intestinais — contudo, a maioria dos casos não apresenta sintomas.
Causas
O ser humano é o único hospedeiro da lombriga. Após ingeridos, eles migram para o intestino e ficam instalados até eclodirem. O tempo de incubação dos ovos até o desenvolvimento das larvas é de cerca de 20 dias.
As larvas entram em contato com as paredes do intestino e viajam até outros órgãos através das vias sanguíneas. No intestino, as lombrigas fêmeas fecundadas podem produzir até 200 mil ovos por dia, que geram larvas que crescem no organismo até virarem adultas.
Os ovos produzidos são liberados na natureza novamente através das fezes humanas, o que propicia a infecção de novos indivíduos. Este ciclo desde a ingestão dos ovos até a saída de larvas pelas fezes pode variar de 60 a 75 dias. Já a duração média de vida do verme adulto é de 12 meses.
Transmissão da ascaridíase
Enquanto um paciente está com o verme e produzindo fezes com ovos, ele pode transmitir a doença. Quando os ovos embrionados encontram um meio favorável de desenvolvimento, eles podem permanecer viáveis e infectantes durante anos. Portanto, o período de transmissibilidade da ascaridíase é longo, principalmente se não for adotado um tratamento adequado. Assim, a ascaridíase é transmitida pela:
- Ingestão de alimentos infectados por ovos de lombriga, muitas vezes por causa de uma má higienização
- Ingestão de água contaminada, especialmente em locais sem ou com pouco acesso a saneamento básico
- Contato da mão contaminada com a boca.
Sintomas
Sintomas da ascaridíase
A ascaridíase é comumente assintomática, mas pode apresentar sinais intestinais e respiratórios. Os principais sintomas intestinais da ascaridíase são:
- Dor abdominal
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Náusea e vômitos
- Diarreia
- Obstrução intestinal.
Além disso, as lombrigas podem invadir a mucosa intestinal, alcançar as vias sanguíneas e viajar para outros órgãos. É comum a migração para os pulmões, onde o verme fica alojado nos alvéolos e pode causar pneumonite. Desse modo, os sintomas respiratórios da ascaridíase são:
- Tosse
- Sibilos (assobios agudos ao respirar)
- Irritação na garganta
Diagnóstico
O diagnóstico de ascaridíase é confirmado com a eliminação de vermes visíveis ao olho nu através da boca, nariz e ânus. Pode-se ainda fazer um exame patológico das fezes para verificar a existência de ovos ou lombrigas adultas.
Radiografias de tórax também podem demonstrar manchas no pulmão típicas de lombrigas. Além disso, larvas podem aparecer no escarro e o hemograma pode apontar um aumento de eosinófilos.
Qual médico consultar?
Se estiver com suspeita de ascaridíase, você pode consultar um:
- Clínico médico
- Gastroenterologista
- Pediatra.
Fatores de risco
Pela natureza do ciclo da lombriga, a doença ocorre mais frequentemente em locais com sistema sanitário deficiente e em crianças. Porém, todas as pessoas estão suscetíveis a contaminação, seja pela má higienização de alimentos ou ingestão de água contaminada.
Tratamento
Tratamento de ascaridíase
O tratamento da ascaridíase contempla o uso de medicamentos para aliviar os sintomas e também para eliminar as lombrigas. Existem remédios específicos para a doença, como os anti-helmínticos, porém, eles só devem ser prescritos por um médico por conta de seus efeitos colaterais.
Por vezes, o médico pode optar pela associação de medicações para um tratamento seguro, já que as lombrigas podem se multiplicar em grande quantidade e tem a capacidade de causar obstruções ou migrar de forma desordenada pelo organismo.
Medicamentos
Remédio para lombriga
Os remédios para lombriga mais utilizados são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
Tem cura?
A ascaridíase pode ser totalmente curada através do tratamento adequado com vermicidas.
Prevenção
Prevenção de ascaridíase
As medidas de profilaxia da ascaridíase envolvem ações de higiene pessoal, de alimentos e saneamento básico. Entram como recomendações de prevenção da ascaridíase:
- Sempre lavar as mãos antes e depois das refeições, depois de ir ao banheiro, ao ter contato com terra, ao manipular alimentos e sempre que estiverem visivelmente sujas
- Consumir água filtrada ou fervida
- Lavar bem frutas, verduras e legumes crus
- Descascar frutas, verduras e legumes, e sempre que possível, cozinhá-los antes de comer
- Evitar usar fezes humanas como fertilizantes ou defecar ao ar livre
- Manter ações adequadas de saneamento básico, com acesso adequado ao sistema de esgoto, uso de fossas higiênicas e acesso à água potável.
Complicações possíveis
Quando há grandes quantidades de verme no corpo do paciente, eles podem começar a sair pela boca, nariz ou ânus. A obstrução intestinal também caracteriza um caso mais grave e ocorre mais frequentemente em crianças.
Os parasitas podem ainda migrar para outros órgãos do sistema digestivo, pelas vias biliares, e causar inflamações nos ductos biliares e no fígado, como colecistite, pancreatite ou abscesso hepático — mas estas apresentações são mais raras. Além disso, a migração das larvas pode causar:
Além disso, a migração das larvas pode causar:
Referências
Ministério da Saúde - Guia de bolso “Doenças Infecciosas e Parasitárias”
Jane Teixeira, gerente médica de produtos clínicos na Sharecare
Renata Cruvinel Cuminale, gastroenterologista clínica da Clínica Gastro ABC - CRM: 89.424