Philipe Diniz, médico psiquiatra do Instituto Nutrindo Ideais, é mestre em saúde coletiva pela Universidade do Est...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O ato de doar um tempo em prol de alguém pode ter um impacto positivo em relação à sua própria saúde mental. O trabalho voluntário se destaca como uma oportunidade de melhorar o crescimento pessoal e, segundo Philipe Diniz, médico psiquiatra do Instituto Nutrindo Ideais, também proporciona sensação de bem-estar e fortalece a visão positiva de um indivíduo sobre si mesmo.
“O impacto positivo do trabalho voluntário ocorre justamente por ser um ato feito por desejo próprio, visando fazer o bem ao outro que tanto precisa. Sendo assim, a sensação positiva é real, pois vem da melhora do reconhecimento social e do prazer de poder mudar a vida de alguém. Além disso, normalmente, o trabalho voluntário é realizado de forma coletiva, o que traz a sensação de pertencimento a um grupo”.
Leia também: Altruísmo: o que é e como ser uma pessoa altruísta
Quais os benefícios de fazer trabalho voluntário?
Além de favorecer as pessoas que precisam ser atendidas, o trabalho voluntário oferece uma série de benefícios para o próprio voluntário. Os principais são:
1 - Realização pessoal e sentido de propósito
Em um trabalho voluntário, a pessoa experimenta uma sensação de conquista pessoal. Isso ocorre porque o ato de contribuir para algo maior oferece uma espécie de validação, uma confirmação de que suas ações têm um propósito importante. É uma maneira prática de encontrar significado e valor nas ações do dia a dia.
2 - Novas habilidades e experiência profissional
Fazer trabalho voluntário é uma ótima forma de aprender e se desenvolver em algo novo. Isso porque, ao ajudar em causas importantes, o indivíduo melhora suas habilidades de lidar com pessoas e na resolução de problemas. É uma excelente chance de ganhar experiência prática em diferentes áreas, o que pode ser muito útil para crescer profissionalmente.
3 - Redes de contatos e nova amizades
Quando as pessoas participam de trabalhos voluntários, elas têm a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer mais amigos e ampliar suas conexões sociais. O fato de estarem trabalhando em prol da mesma causa tende a ser um facilitador na criação de um vínculo.
4 - Melhora na saúde mental e felicidade
A prática regular de empatia e a conexão com outros indivíduos podem contribuir significativamente para o bem-estar emocional, já que atividades voluntárias envolvem socialização e proporcionam autoconfiança, otimismo, resiliência e capacidade de superar obstáculos.
Leia também: 4 dicas para lidar com a ansiedade antes de uma entrevista de emprego
O trabalho voluntário melhora a depressão?
De acordo com Philipe Diniz, o trabalho voluntário pode ser uma ferramenta importante nos projetos terapêuticos voltados para transtornos como a depressão e outros distúrbios emocionais, como ansiedade, transtornos de personalidade ou aqueles gerados pelo estresse.
“Essas condições mentais envolvem isolamento social e baixa autoestima, que faz com que o paciente tenha uma visão negativa sobre si mesmo. Sendo assim, quando a pessoa se volta para um trabalho voluntário, esse vetor se inverte”.
O psiquiatra explica que essa inversão ocorre porque o ato de pensar no próximo, exercer uma ocupação e ter um feedback positivo das outras pessoas costuma gerar uma descarga de dopamina em um sistema neuronal conhecido como “sistema de recompensa cerebral”, fazendo com que os sentimentos de estresse e tristeza sejam amenizados e os de prazer e bem-estar acentuados.
Saiba mais: 4 dicas para conciliar amizades no trabalho com profissionalismo