Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iFazendo pequenas mudanças, conseguimos nos concentrar em uma atitude mais positiva, em um otimismo saudável que nos ajuda a ver os problemas de uma maneira diferente.
Isso faz parte do segredo dos países nórdicos que os torna, ano após ano, os mais felizes do mundo. A Finlândia e a Dinamarca, de fato, ocupam o primeiro e o segundo lugar no Relatório Mundial da Felicidade, publicado em março passado.
Na cultura nórdica, há certas expressões e ditados que lembram a importância de pensar de forma positiva e otimista, especialmente nos momentos mais difíceis da vida. Essas três frases são responsáveis por sua felicidade e fazem parte do vocabulário cotidiano desses países:
1. "O que você deixar para trás, encontrará pela frente"
Na Finlândia, essa frase é frequentemente usada para sugerir que, se deixarmos um problema para trás, ele só aumentará. Às vezes, achamos muito difícil enfrentar alguns dos obstáculos em nossa vida, mas enfrentá-los de frente pode evitar que aconteçam novamente.
O que eles fazem ali é o que chamamos de "pegar o touro pelos chifres" e, com essa frase, "Tudo o que você deixar para trás, encontrará pela frente", eles se lembram da importância de dar esse passo adiante.
Leia mais: O homem mais feliz do mundo diz que seguir esses 3 conselhos faz qualquer um ser feliz
2. "Ninguém nasce ferreiro"
Basicamente, essa frase enfatiza o fato de que ninguém nasce sabendo e que sempre há coisas a aprender.
Como Miika Makitalo, CEO da empresa HappyOrNot, sediada na Finlândia, disse à CNBC, essa frase "tem como objetivo capacitar as pessoas a aspirar a fazer um ótimo trabalho, mesmo que ainda estejam aprendendo no trabalho".
É um lembrete de que se você sonha com algo, deve fazê-lo, pois ter uma mentalidade de crescimento no trabalho, ou acreditar que pode melhorar suas habilidades com a prática, é uma qualidade fantástica para o trabalho e para a vida.
A frase finlandesa também enfatiza que não há problema em cometer erros no processo de aprendizado, desde que você use essas experiências e qualquer feedback construtivo para melhorar. Em outras palavras, ela nos convida a sermos resilientes. Ela nos lembra que não podemos ser especialistas no primeiro dia e que precisamos olhar com compaixão para nós mesmos.
3. "Aquele que faz perguntas não se desviará do caminho"
Como Anni Hallila, diretora de pessoas e cultura da Framery, uma empresa finlandesa de manufatura, explicou à CNBC, “os locais de trabalho finlandeses têm uma hierarquia plana em que todos se sentem confortáveis e capacitados para expressar seus pensamentos sobre o negócio”.
Seguindo essa linha em que todos se sentem à vontade para compartilhar, eles também se sentem à vontade para fazer perguntas. Não há medo de ser julgado e, de fato, encontramos uma frase que é a própria representação disso: "Aquele que pergunta não se desvia do caminho".
Hallila diz que, na Finlândia, eles sabem que "se houver uma linha aberta de comunicação em que qualquer pessoa possa fazer perguntas, seja o CEO ou qualquer membro da empresa, então haverá um caminho a seguir".
4. "Pyt”, que significa “não se preocupe”
Poderíamos dizer que "pyt" é a palavra que ajuda a Dinamarca a ser um dos países mais felizes do mundo.
Assim como "hygge", a palavra "pyt" não tem tradução direta em outro idioma, mas é frequentemente interpretada como "never mind" (não importa), "forget about it" (esqueça) ou "don't worry" (não se preocupe), mas, ao fazer isso, deixamos de lado o aspecto positivo da palavra. É uma palavra que incorpora profunda aceitação e ausência de preocupações.
Quando dizemos isso em uma frase como "pyt med det", estamos apostando na resiliência e afastando a negatividade em nossa vida, porque o que isso faz é aceitar o que está acontecendo e seguir em frente. Ela é usada quando você aceita que uma situação está fora de seu controle e, embora se sinta frustrado, não quer gastar mais energia pensando nisso porque sabe que vai acontecer.
A frase "Pyt med det" é uma das mais repetidas pelo filósofo dinamarquês Meik Wiking, autor best-seller do New York Times e especialista em bem-estar e felicidade.
Se quiser incorporá-lo à sua vida, pergunte a si mesmo se o que acontece com você é realmente importante o suficiente para influenciar seu bem-estar ou se é apenas um contratempo passageiro sem grande significado.
Se não for significativo, repita a frase "Pyt med det" para si mesmo, pois não é importante o suficiente para ocupar mais tempo em sua mente.
Leia também: A pessoa mais feliz do mundo usa essas três frases todos os dias. Fazem parte da cultura dinamarquesa e são perfeitas