Júlio Henrique Onita, graduou-se em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003), realizou residência médica pel...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Ter herpes na boca é algo relativamente comum: mais de 90% da população brasileira adulta já foi contaminada com o vírus que causa essa infecção, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é caracterizada por bolhas pequenas e agrupadas na região dos lábios, das gengivas, do céu da boca e do interior das bochechas.
Mas, afinal, o que causa herpes na boca e por que essa infecção é tão incidente? O herpes labial é causado pelo vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1). Ele é transmitido, principalmente, pelo contato oral. Em casos mais raros, pode ser causado pelo vírus herpes simples tipo 2 (HSV-2), que causa herpes genital, quando a transmissão ocorre através do sexo oral desprotegido, por exemplo.
Como se pega herpes na boca?
Agora que você já sabe o que causa herpes na boca, é hora de entender como o contágio acontece. A transmissão do herpes labial ocorre, principalmente, através do contato com a saliva ou mucosa de uma pessoa infectada pelo vírus.
Ou seja, o herpes passa pelo beijo e também pode ser transmitido através do uso compartilhado de objetos pessoais, como copos, talheres ou canudos. Como vimos, a transmissão também pode acontecer através da relação sexual oral.
O vírus pode ficar um tempo inativo no organismo, período chamado de latência. Nesse momento, a pessoa não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença. O vírus é reativado devido a fatores como exposição à luz solar intensa, estresse emocional, febre e queda no sistema imunológico.
Sintomas de herpes na boca
Os principais sintomas de herpes na boca são as lesões que surgem próximas aos lábios ou na parte interna das bochechas. De maneira geral, elas são caracterizadas por:
- Surgimento de bolhas pequenas que, depois de um tempo, formam crostas (casquinhas)
- Dor ao movimentar a boca
- Vermelhidão nos lábios
- Ardência
- Desconforto ao mastigar ou ingerir líquidos
- Rachaduras nos lábios
“As lesões são ditas autolimitadas, pois elas podem desaparecer em alguns dias”, explica Júlio Onita, infectologista do hospital IGESP. “Essa situação, na maioria das vezes, é transitória e não leva a quadros graves”, completa.
Como tratar herpes na boca?
O tratamento do herpes labial é feito através do uso de pomadas antivirais, que ajudam a reduzir o tempo de erupção das bolhas e incômodos causados pelos sintomas. Também é possível usar remédios via oral, que podem ser úteis nos primeiros sintomas da doença, antes do aparecimento das feridas.