Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Os temperos são essenciais para uma ceia de Natal saborosa. Para manter o sabor e a saúde, o ideal é usar temperos naturais, que não trazem ingredientes industrializados e que enriquecem as receitas nutricionalmente. É o caso do alecrim, muito usado no Brasil devido ao seu aroma característico.
“O alecrim poderá ser usado como tempero para diversos pratos. Uma boa alternativa é usá-lo para temperar pratos com aves para a ceia de natal. Um exemplo disso, é o peru ou o chester”, recomenda Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Confira cinco vantagens para a sua saúde de usar alecrim no tempero da Ceia de Natal!
1. Conserva os alimentos
De acordo com Ana Paula, o alecrim pode ser usado como conservante natural com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos. A erva possui componentes como flavonoides, ácido rosmarínico, ácido carnósico, taninos, alcaloides e carnosol que lhe conferem propriedades antibacterianas.
Saiba mais: Dicas para uma ceia de Natal mais saudável
2. Diminui a retenção de líquido
O alecrim é um forte aliado para quem sofre com inchaço abdominal e retenção de líquidos. A erva possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar toxinas nocivas do corpo, reduzindo a retenção de líquido.
3. É benéfico para pessoas com diabetes
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo concluiu que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alecrim são benéficas para pessoas com diabetes. “O alecrim pode ser usado para proteger as células contra estresse oxidativo, sendo benéfico no tratamento contra doenças crônicas degenerativas”, explicou a especialista.
4. Reduz a fadiga mental
O alecrim pode ajudar a relaxar! “Devido ao ácido carnósico e seu potencial antioxidante, tem uma relação direta com o sistema nervoso, sendo benéfico para o controle da fadiga mental”, esclarece Ana Paula. Além disso, o alecrim combate radicais livres que provocam danos ao cérebro, ajudando na melhora da concentração e da memória.
Saiba mais: Peru de natal, chester ou frango: qual é o mais saudável?
5. Alivia a má digestão
O alecrim promove diferentes benefícios ao estômago. A erva possui ação antiespasmódica que reduz a produção de gases e o desconforto abdominal. O consumo regula o funcionamento da bile, favorecendo o processo de digestão, enquanto os taninos presentes em sua composição atuam na proteção do intestino, agindo contra diarreia e sangramentos intestinais.