Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A farinha de trigo passa por diferentes etapas de processamento industrial que reduzem o seu valor nutricional. Além disso, o ingrediente possui glúten e, por isso, não pode ser consumido por celíacos e pacientes com sensibilidade.
Substituir a farinha de trigo por alternativas mais saudáveis, como a farinha de aveia, é uma forma que pessoas com restrições alimentares ou que buscam uma alimentação mais equilibrada podem adotar.
Confira cinco benefícios da troca da farinha branca por aveia nas refeições!
1. Maior valor nutricional
A farinha de aveia possui mais nutrientes do que a farinha branca. É rica em proteínas, fibras, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Saiba mais: Alimentos sem glúten que substituem a farinha de trigo
2. Não contém glúten
A farinha de aveia não contém glúten em sua composição e pode ser consumida por celíacos e pacientes com sensibilidade ao glúten, informa Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais. No entanto, é importante que o consumo seja feito sob orientação médica, já que a aveia pode conter traços de trigo, centeio ou cevada.
3. Promove a saciedade
Por ser rica em fibras, a farinha de aveia aumenta o tempo de digestão e prolonga a sensação de saciedade. Esse fator é benéfico para quem está em processo de emagrecimento, pois evita que a fome surja entre as refeições.
4. Ajuda no controle a glicemia
As fibras da farinha de aveia prolongam a absorção dos carboidratos, provocando um equilíbrio dos índices de glicemia no sangue. A ação antioxidante da aveia também estimula a ação da insulina no organismo.
Saiba mais: 13 receitas com farinha de aveia para incluir o ingrediente no cardápio
5. Regula o intestino
A farinha de aveia possui fibras insolúveis que estimulam os movimentos intestinais, ajudando na formação do bolo fecal e evitando a constipação. As fibras ainda atuam como prebióticos e auxiliam na absorção dos nutrientes.
6. Reduz o colesterol ruim
As fibras solúveis da farinha de aveia, em especial a beta-glucana, reduzem a absorção de gorduras que elevam os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Com isso, a aveia contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como o AVC e a aterosclerose.