Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para quem busca exercitar o corpo e tranquilizar a mente, o yoga surge como uma excelente opção. Derivado desse exercício, existe o hot yoga, uma prática muito semelhante ao yoga tradicional, mas que envolve atividades de força, respiração e equilíbrio feitas em ambiente com temperatura elevada — podendo chegar a, aproximadamente, 40ºC.
“Ambiente aquecido da hot yoga ajuda a musculatura na eliminação de toxinas, facilita a execução de movimentos e pode ajudar quem tem doenças como artrite e artrose”, explica Matheus Vianna, personal trainer da equipe Nutrindo Ideais e criador do método Performance+.
Leia também: Benefício "invisível": descubra o que 15 minutos de yoga por dia podem fazer pela saúde
Quais os benefícios do hot yoga?
1 - Aumenta a força física
O hot yoga é feito em salas aquecidas e isso não só deixa o corpo mais flexível, mas também fortalece os músculos com o tempo. A temperatura elevada facilita o fortalecimento, tornando mais fácil fazer as posturas mais desafiadoras e contribuindo para ganhar força ao longo das práticas.
2 - Queima calorias
A prática de hot yoga pode queimar calorias devido à intensidade do exercício e ao ambiente aquecido. Complementado por uma dieta equilibrada, essa combinação pode ser eficaz para quem busca perder peso.
3 - Reduz o estresse
A prática do hot yoga, centrada na respiração e nas posturas, tem o potencial de diminuir o estresse e cultivar uma mentalidade tranquila.
4 - Trabalha a flexibilidade
O calor durante o hot yoga aquece os músculos, tendões e ligamentos de forma eficaz. Essa condição torna mais acessível a execução de posturas desafiadoras e, ao longo do tempo, contribui para o aprimoramento da flexibilidade.
5 - Favorece a saúde cardiovascular
A prática de hot yoga, unindo o esforço físico ao ambiente aquecido, oferece um treino cardiovascular eficaz, promove benefícios para a saúde do coração e aumenta a resistência aeróbica.
6 - Desintoxicação do corpo
Durante o hot yoga, a transpiração intensa é uma aliada na eliminação de toxinas do corpo. Ela proporciona uma sensação de limpeza e desintoxicação. Essa prática não apenas revitaliza a pele, mas também promove uma sensação geral de bem-estar.
Quais os riscos em relação à hot yoga?
A prática de hot yoga não é recomendada para idosos e indivíduos que estão lidando com condições infecciosas, como gripe, infecção urinária ou dor de garganta. Matheus Vianna enfatiza, ainda, que mulheres grávidas que não praticavam yoga anteriormente não devem iniciar essa prática durante a gravidez.
“O hot yoga também não deve ser feito por pessoas com problemas de saúde preexistentes, como doenças cardíacas ou anorexia. Quem sofre de pressão arterial baixa ou hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) também deve evitar essa modalidade porque o ambiente quente pode causar tonturas ou vertigens”, orienta o personal trainer.
Saiba mais: Yoga para iniciantes: 6 dicas para quem deseja praticar
Referências
Yoga Journal - Pillars of Power: Why We Heat the Room in Baptiste Yoga