Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em Nutrição Clínica Inte...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A compulsão alimentar é caracterizada pela necessidade de comer em grande quantidade mesmo sem sentir fome, sendo a comida usada como válvula de escape, conforto ou alívio para situações difíceis. É considerada um transtorno psiquiátrico, envolvida com fatores emocionais. Mas será que a compulsão alimentar pode ser desencadeada por estresse? Continue lendo para entender!
Compulsão alimentar pode ser desencadeada por estresse?
Sim, a compulsão alimentar pode ser desencadeada pelo estresse. De acordo com Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, fatores hormonais são os responsáveis por essa ação. Em casos pontuais de estresse, o sistema nervoso provoca a liberação de adrenalina, que resulta na falta de apetite.
“Já no estresse crônico, as glândulas suprarrenais liberam outro hormônio chamado cortisol, e o cortisol aumenta o apetite e também pode aumentar a motivação em geral, incluindo a motivação para comer”, explica a especialista.
Saiba mais: Bulimia: o que é, sintomas, causas e tratamento
O estresse também intensifica aquela conhecida vontade de comer um doce após um dia cheio. “Após ingeridos, os alimentos cheios de gordura e açúcar parecem ter um efeito de feedback que ‘alivia’ as respostas e emoções relacionadas ao estresse”, informa.
Além do estresse, outros fatores também pode causar a compulsão alimentar, como:
- Dietas rígidas
- Restrições alimentares
- Depressão e ansiedade
- Problemas de imagem corporal
- Baixa autoestima
Quais são os sintomas da compulsão alimentar?
Entre os sintomas da compulsão alimentar estão:
- Consumir grande quantidade de comida, mesmo sem fome, em um pequeno período de tempo
- Não conseguir parar de comer
- Sentimento de culpa e nojo após os episódios de compulsão
- Comer escondido
- Evitar eventos ou situações em que tenha que comer em público
- Baixa autoestima e insatisfação com a autoimagem
Saiba mais: Reeducação alimentar: o que é, como fazer e cardápio
É importante buscar ajuda profissional ao notar sintomas de compulsão alimentar. O diagnóstico é feito com base nos sinais apontados pelo paciente e pode ser feito por psiquiatras, psicólogos e nutricionistas.