Jaime Kulak Júnior, possui graduação em medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do paraná e residência médica em...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A candidíase vaginal é uma infecção causada pela proliferação do fungo Candida, que tende a acontecer por diferentes fatores, como imunidade baixa e hábitos de higiene equivocados. Dentre os seus sintomas mais recorrentes, estão: corrimento, vermelhidão, ardência e coceira intensa.
No entanto, de acordo com Jaime Kulak, ginecologista do laboratório Frischmann Aisengart, nem sempre os principais sintomas da candidíase surgem juntos. É comum, por exemplo, a presença de coceira vaginal sem corrimento.
“A Candida costuma causar uma reação inflamatória intensa e esse processo inflamatório, frequentemente, vem acompanhado com prurido intenso também. Em infecções iniciais, o corrimento branco, que lembra coalhada e é característico da candidíase, pode ainda não ter aparecido quando o prurido começa”.
Saiba mais: 5 sintomas de candidíase e como tratar
O que causa coceira na vagina?
Para além da candidíase, existem outros fatores que geram coceira vaginal. Dentre as principais causas, estão:
- Alergias ou irritação: que podem ser causadas por tecidos de fibras sintéticas, absorventes, perfumes, sabonetes, sabão para roupa ou papel higiênico
- Infecções: do tipo fúngico, como vaginose e candidíase vaginal ou por protozoários, como a tricomoníase
- Ressecamento vaginal: que é muito comum durante o pós-parto ou a menopausa
Jaime Kulak explica, ainda, que das condições clínicas que apresentam coceira e irritação na região da vulva e vagina, alergias, dermatites, herpes e vaginoses estão entre as mais comuns e, para diferenciá-las da candidíase vaginal, a ida ao médico é indispensável.
“O histórico dos sintomas e o exame clínico são extremamente úteis no diagnóstico, sendo que em alguns casos a biópsia é necessária para que a verdadeira origem do prurido seja identificada”, finaliza.
Saiba mais: Remédio para candidíase: conheça os antifúngicos mais usados
Referências
Manual MSD - Versão saúde para a família