Ginecologista afiliada do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Macaé. Médica Ginecologista pela Universidade Fede...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iEmbora algumas variações nos ciclos menstruais sejam comuns, especialmente durante as fases de início e final da vida reprodutiva, segundo a ginecologista Thaís Fonseca, é importante atentar-se à irregularidade frequente e às mudanças significativas no ciclo menstrual.
“O atraso ou a ausência de menstruação, por exemplo, por três ou mais ciclos pode ocorrer por vários motivos, devido ao baixo peso corporal, estresse excessivo, problemas de tireóide, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios alimentares ou até uma gravidez”, explica a especialista.
Saiba mais: Como saber se a menstruação está saudável? Especialista explica!
Além destas, existem outras situações anormais durante a menstruação que podem ser resultados de diversas condições que indicam que algo não está bem no organismo. São elas:
Sangramento excessivo
O sangramento em grandes quantidades, quando há a necessidade de uso de absorventes noturnos ou fraldas, com troca em menos de duas horas, ou saída de coágulos grandes, pode indicar alterações hormonais, miomas uterinos, pólipos, adenomiose e até problemas de coagulação.
Cólicas muito fortes
A cólica menstrual severa, aquela que passa a interferir nas atividades habituais, havendo a necessidade do uso de múltiplos analgésicos, é um sintoma comum de algumas condições e podem indicar dismenorréia, endometriose ou inflamação pélvica.
Saiba mais: Como aliviar a cólica menstrual por meio da alimentação
Escapes menstruais
Os sangramentos entre os períodos menstruais, chamados de escape, podem ocorrer devido ao desequilíbrio hormonal, lesões e infecções ou, mais raramente, doenças mais graves, como câncer.
Sangramento após a relação sexual
Também chamado de sinusorragia, o sangramento após a relação sexual pode ocorrer devido a infecções pelo HPV e, mais raramente, doenças mais graves, como o câncer.
A partir do momento em que estes sintomas estiverem afetando a qualidade de vida e interferindo nas atividades diárias, o quadro deve ser investigado. “A paciente deve procurar ajuda médica ao sentir qualquer um dos sinais anormais mencionados ou quando as alterações do ciclo menstrual vierem acompanhadas por outros sintomas, como fadiga, queda de cabelo, ganho ou perda de peso inexplicável”, alerta a ginecologista.
Saiba mais: Como saber se a menstruação vai descer: veja 7 sinais