Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Escolher o nome de um bebê é sempre desafiador, mas, ao mesmo tempo, especial. É a oportunidade de trazer elementos simbólicos para representar uma nova e única vida. Escolher nomes femininos diferentes, não tão comuns no Brasil, é uma sugestão para trazer ainda mais autenticidade para a menina que vai nascer.
A seguir, o MinhaVida listou 20 opções de nomes femininos raros com significados belos, de diferentes origens culturais e com sonoridades diversas. Confira!
1. Aisha
Aisha é um nome de origem árabe que significa “vida” ou “a que vive”. Por isso, é uma excelente forma de homenagear o bebê que está prestes a iniciar uma nova vida.
2. Akira
De origem japonesa, Akira significa “brilhante”, “luz” e “próspero”. Além do seu belo simbolismo, ele pode ser uma maneira de desejar uma vida repleta de saúde e prosperidade para a nova vida que se inicia.
3. Arabella
O nome Arabella é derivado de nomes medievais ingleses, como Orabilis, Orabell e Arable. Seu significado é “capaz de ser sensibilizada pelas súplicas”. É um nome bastante popular nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas raro no Brasil.
4. Ayanna
Ayanna é um nome derivado da língua somali, da África Central. Seu significado é “flor bonita” ou “flor eterna”, ou seja, é um nome feminino diferente e muito belo para o bebê.
5. Belinda
Esse é um nome com duas possibilidades de origem: a germânica, derivada do “Betlindis”, que significa “serpente provocada”; e a espanhola, da variação de “bellalinda”, que quer dizer “bela e linda”. É um nome popular em países de língua espanhola.
6. Briana
Briana é a variação do nome irlandês “Brian” e tem origem medieval, significando “virtuosa” e “aquela que é forte”. É um nome com sonoridade forte também, mas que é fácil de ser falado na língua portuguesa.
7. Dália
Dália é o nome de uma flor originária do México, mas também tem origem no germânico “dahle”, que significa “vale”. É uma das opções mais comuns entre os nomes diferentes, mas, ainda assim, não é tão popular no Brasil e pode ser considerada uma opção única para sua bebê.
8. Electra
De origem grega, esse nome significa “âmbar”, nome de uma pedra amarela e reluzente. Por isso, quando atrelada a um nome próprio, pode significar “aquela que é radiante”. Que tal batizar sua filha com esse lindo nome?
9. Farah
Farah é um nome de origem árabe que significa “alegria” e “aquela que transmite alegria”. Esse é um nome de sonoridade bonita com significado ainda mais belo. É uma ótima sugestão de nome feminino diferente.
10. Francis
Francisca é um nome comum no Brasil, mas sua variação “Francis” é mais rara e tem um belo significado. O nome é derivado do germânico Frank, que significa “livre”.
11. Heidi
Heidi significa “de qualidade nobre” e é o diminutivo de “Adelheid”, nome que derivou o Adelaide. É bastante comum em países de língua inglesa, mas no Brasil ainda é pouco conhecido.
12. Inara
Inara é um nome indígena que significa “senhora das águas” ou “beleza das águas”. Essa pode ser uma variante de “Iara”, do tupi-guarani, que é conhecida como “Mãe D’água”, que, segundo a lenda indígena, é uma sereia que vive no rio Amazonas. Que tal dar um nome que traduz a origem e cultura brasileira para sua filha?
13. Kaira
O nome Kaira tem diversas possíveis origens. Uma delas é árabe, sendo interpretada como “a que é pura” ou “pura de coração”. Esse nome pode ser atrelado a qualidades como virtude e integridade.
14. Kira
Kira é semelhante a Kaira, mas uma de suas possíveis origens é grega. Seu significado é “aquela que tem plena autoridade” ou “senhora”. Outra possibilidade de origem é do sânscrito, sendo a versão feminina de Kiran, que significa “feixe de luz”.
15. Moana
Moana é um nome que se popularizou graças ao filme de desenho animado da Disney. Porém, além de remeter a valente personagem, esse nome traz um belo significado: “a que traz essência divina” e “mar profundo”, ou seja, é uma simbologia da grandeza do oceano.
16. Ohana
Ohana é um lindo nome de origem havaiana que significa “família”. Seu significado pode ser associado ao afeto, cooperação, amizade e fidelidade. É uma bela forma de nomear uma nova vida.
17. Selene
Selene é um nome de origem grega que significa “lua”. Além disso, esse também é o nome da deusa titã da lua, segundo a mitologia romana. Essa é uma deusa bonita que dirige uma carruagem lunar no céu.
18. Yandra
Yandra é mais um nome de origem indígena e significa “metade do dia”. Esse é um nome bastante raro: segundo o censo de 2010, havia apenas 1.345 pessoas com esse nome no Brasil.
19. Zahara
Esse é um nome de origem hebraica e é a forma feminina de Zohar, que significa “luz”, “brilho”. Por isso, pode ser considerada “a menina ou mulher que brilha”. Pode ser encontrado também nas variações Zahra, Zara e Zaíra.
20. Zuri
Zuri é um nome delicado que significa “bonita” e “linda”. Popular principalmente na República Democrática do Congo, no México e na Índia, esse nome tem origem africana e pode ser unissex, mas é comumente usado para meninas.