Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Residência médica em Pediatria e Neonatolog...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
i"Ser mãe é padecer no paraíso", dizem alguns, que nunca passaram ou não lembram da dor de ter seu seio mordido pelo ser que você mais ama no mundo. Algumas mulheres até desistem de amamentar os pequenos quando eles não param com esse hábito. No entanto, há maneiras de acabar com as mordidas na hora da amamentação.
Segundo o pediatra Reginaldo Freire, o bebê só morde quando para de mamar, quando está coçando as gengivas ou se está distraído.
Saiba mais: Dicas para conseguir uma amamentação mais tranquila
O especialista compartilhou, em seu Instagram, algumas dicas para afastar esse hábito de seu bebê. Confira!
1. Entenda quando ele morde
Para entender os motivos pelos quais seu filho está mordendo seu seio, é importante saber em que momento da mamada isso acontece.
Se for no fim da mamada, isso indica que seu filho está entediado e não tem mais fome. Isso se confirma observando se ele está sugando com um intervalo maior, ou então puxando a língua para trás, o que expõe a gengiva de baixo. Se for no começo da mamada, veja se o bebê está pegando o seio de maneira correta.
2. Faça ele entender o que é pra morder
Se as mordidas acontecem na fase dos primeiros dentinhos, é provável que ele esteja coçando a gengiva na hora de mamar. Por isso, antes de oferecer o peito, dê o mordedor gelado e se ele morder, deixe.
Se ele começar a sugar, ofereça o peito. É importante reforçar com palavras, explicando o que é para morder e o que é para sugar, além de parabenizar quando ele fizer corretamente.
Saiba mais: Primeiros dentes do bebê: como lidar com essa fase?
3. Não amamente seu filho quando ele estiver distraído
"Por que forçar se ele fica rolando e querendo sair do peito? Ele pode não estar interessado", diz o pediatra Reginaldo Freire. Prefira ambientes tranquilos de luz baixa para diminuir as distrações dele, que podem gerar as mordidas. Às vezes, isso pode ser consequência de uma baixa no fluxo, que pode ser resolvida trocando de seio.
4. Dê atenção ao seu filho enquanto ele amamenta
O momento da amamentação é a primeira conversa entre mãe e bebê. Se você não der a devida atenção, ele pode morder para recebê-la.
Saiba mais: Amamentação como fator de proteção contra o câncer de mama
5. O que fazer quando ele morder
O mais importante é segurar a emoção: não xingue o bebê, pois ele não quis te machucar. O pediatra indica que pare a mamada, coloque o dedo entre as gengivas dele e pergunte o que ele quer: mamar ou morder. Isso vai sendo entendido pelo pequeno aos poucos.
Saiba mais: Amamentação: como tirar e armazenar o leite materno?