Médica pós graduada em Dermatologia clínica, estética e cirúrgica, conhecida como Dra. Sem Rugas, é especialista em cuid...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A foliculite, popularmente chamada de pelo encravado, é uma inflamação da estrutura onde nascem os pelos do corpo, impedindo a saída do fio. A condição envolve sintomas como o desenvolvimento das bolinhas vermelhas, que podem surgir com ou sem pus, associadas à coceira e sensibilidade da pele. Algumas medidas de autocuidado para foliculite podem ajudar a prevenir o processo inflamatório, que pode ser provocado pela entrada de bactérias, sendo a Staphylococcus aureus (estafilococo) a mais comum.
Confira 5 dicas de autocuidado para foliculite para adotar no dia a dia e evitar a condição!
Dicas de autocuidado para foliculite
1. Mantenha as mãos higienizadas
A entrada de bactérias pode causar uma infecção e levar a um quadro de foliculite. Por isso, é importante sempre lavar bem as mãos com frequência, especialmente antes de se depilar ou barbear. Em casos onde já há foliculite, evite tocar nas lesões.
Saiba mais: O que é foliculite profunda? Quais as áreas mais afetadas?
2. Evite a depilação com lâminas
De acordo com a dermatologista Nicolly Machado, as lâminas de depilação podem irritar os folículos pilosos e provocar o quadro de foliculite. Além disso, as lâminas são fontes de bactérias e fungos que causam a infecção. Por isso, dê preferência a outros métodos de depilação, como cera ou laser.
3. Tenha cautela ao se barbear
Para evitar a foliculite na barba, é importante ter alguns cuidados. Ao iniciar o processo, aplique um gel ou espuma de barbear no rosto para reduzir o atrito da lâmina com a pele e evitar lesões. Passe a lâmina no sentido de crescimento dos fios e finalize com uma loção pós-barba .
4. Evite roupas justas e abafadas
Peças de roupa justas e com tecidos grossos aumentam o atrito com a pele e não retém o suor da região, favorecendo o surgimento da foliculite. Dê preferência a roupas soltas e leves, principalmente em dias quentes. Em caso de roupa de banho, não permaneça por longos períodos com peças úmidas.
Saiba mais: Foliculite na virilha: como tratar, pomadas indicadas e mais
5. Use esfoliantes e sabonetes antissépticos
Após o banho ou sessões de depilação, é possível utilizar sabonetes ou loções antissépticas para prevenir inflamações. No entanto, o uso deve ser feito com moderação para não deixar a pele seca e sem bactérias protetoras. Mantenha também a pele livre de células mortas. Para isso, é indicado realizar uma esfoliação nas regiões propensas à foliculite, como o rosto, axilas, virilhas e nádegas.