Especialista em periodontia e odontopediatria. Possui capacitação na área de Harmonização orofacial
Formou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iHá muitas dúvidas sobre a extração de siso. A principal delas é se extrair dente siso é perigoso. Como toda cirurgia, a remoção dos sisos tem seus riscos. No entanto, problemas graves são muito menos comuns do que se imagina.
Extrair dente siso é perigoso?
O dente siso, como é conhecido o terceiro molar, é o último a nascer. Por conta disso, nem sempre ele encontra espaço na arcada dentária para se desenvolver corretamente. Em casos como esses, a extração do dente siso é indicada.
Por ser uma pequena cirurgia, extrair o dente siso traz algumas preocupações sobre os ricos e o processo de recuperação. Mas a cirurgiã-dentista Lucinanda Muiler afirma que os riscos podem ser reduzidos.
“Conseguimos diminuir chances de intercorrências como inflamação e edema se realizados todos os protocolos adequados no momento da cirurgia e no pós operatório”, diz. Ou seja, extrair dente siso não é perigoso desde que todos os protocolos durante e após o procedimento sejam seguidos corretamente.
Saiba mais: O que saber sobre a recuperação após a extração do siso
Incômodos comuns após retirar o siso
A extração do dente siso é uma cirurgia. E assim como as outras, tem um período de recuperação em que alguns incômodos são comuns. Após extrair o siso é normal sentir os seguintes desconfortos:
- Dor leve a moderada na região
- Dificuldade temporária de abrir a boca
- Inchaço
- Sangramento
Alguns incômodos são menos comuns e podem ser um sinal de que a recuperação não está ocorrendo como deveria. São eles:
- Dor intensa e aguda na região
- Dormência no rosto
- Excesso de sangramento
No entanto, essas complicações são consideradas raras. Elas têm mais chance de acontecer nos casos em que as recomendações do dentista não são seguidas. De qualquer forma, ao menor sinal de qualquer anormalidade, o ideal é procurar o seu cirurgião-dentista para uma revisão.
Como é a extração de dente siso?
Embora seja uma cirurgia, a extração do dente siso costuma ser rápida. O procedimento costuma ter o tempo máximo de 30 minutos de duração, variando de acordo com o caso de cada paciente.
Por isso, antes de qualquer extração, é protocolo que o cirurgião-dentista faça uma avaliação e peça exames de imagem, como a radiografia. Exames como esse revelam a posição dos dentes e se há algum dano ou condição na estrutura dos dentes.
Saiba mais: Dente do siso: por que incomoda tanto?
Cuidados após extrair dente siso
Para reduzir as chances de complicações após extrair o dente siso, é imprescindível seguir alguns cuidados. São eles:
- Repouso de pelo menos 24h após a cirurgia
- Usar escova de cerdas macias na higiene bucal
- Evitar consumir alimentos sólidos, preferindo líquidos como sopas e caldos em temperatura ambiente
- Consumir alimentos frios como sorvete e açaí, cuja temperatura causa alívio da dor
- Fazer uso da medicação prescrita pelo cirurgião-dentista
Normalmente, o período de recuperação após extrair dente siso é de até 15 dias. Mas as restrições alimentares costumam ser necessárias apenas nos primeiros 5 dias. No sétimo dia, os pontos já podem ser retirados.
É importante ter em mente que essas são apenas estimativas do que é previsto na maioria dos casos de extração de siso. Porém, cada caso é único e algumas pessoas podem ter um processo de recuperação mais rápido ou mais lento que outras.