Irani Gomes dos Santos Souza é nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.Mestr...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A extração de um dente é um procedimento que demanda certos cuidados no pós-operatório. Além de trazer certo incômodo devido à sensibilidade do local, o momento das refeições merece um cuidado especial neste período.
Os alimentos consumidos podem prejudicar a recuperação, gerando sangramentos, dor no local e atraso da cicatrização. Entenda quais são os alimentos indicados para quem passou por uma extração de dente e evite complicações!
O que comer após uma extração de dente?
Durante as primeiras 24 horas após a extração de um dente, a alimentação deve ser feita com alimentos líquidos, pastosos e leves, já que a área está sensível. É interessante investir em alimentos ricos em vitamina A, E, C, zinco, ferro, cobre e selênio durante o processo de cicatrização, como explica Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
“[Os nutrientes] são auxiliadores no processo de regeneração de pele/células, além de atuarem como anti-inflamatórios e produtores de colágeno. No entanto, vale ressaltar que o processo de cicatrização acontece de dentro para fora, ou seja, um corpo bem alimentado, com uma alimentação adequada, apresenta melhor processo de cicatrização”, informa.
Outro ponto importante a considerar é a temperatura das refeições. “Alimentos quentes podem potencializar o sangramento e deixar a área mais sensível. Então, as melhores escolhas são alimentos frios ou gelados e bem macios”, recomenda a especialista. Ao longo dos dias, a temperatura dos alimentos pode passar a ser morna e ter mais consistência.
Saiba mais: Quando é realmente necessário extrair um dente?
Alguns dos alimentos indicados para quem passou por uma extração de dente são:
- Sorvete
- Suco de fruta
- Chá
- Leite batido com frutas
- Água de coco
- Sopa de legumes e verduras
- Mingau
- Purê
- Iogurte
- Gelatina
- Proteínas, como ovo, ou, se necessário, processadas em um liquidificador ou mixer para evitar atrito na mastigação
Saiba mais: Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã: qual o certo?
O que não comer após a extração de um dente?
Da mesma forma, certos alimentos podem ser verdadeiros vilões de uma recuperação tranquila. Uma alimentação inadequada pode causar um processo inflamatório, romper os pontos, interferir no efeito de medicamentos, gerar danos à gengiva e provocar sangramentos e dor no local.
Após a extração de um dente evite consumir:
- Alimentos muito quentes
- Alimentos rígidos ou crocantes
- Alimentos salgados
- Alimentos ricos em açúcar
- Alimentos ácidos
- Bebidas alcoólicas
- Grãos