Médica ginecologista e obstetra com especialização em medicina fetal pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Fed...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A candidíase vaginal, causada pela proliferação do fungo Candida, é uma infecção comum, que provoca uma série de sintomas como coceira, ardor, vermelhidão e corrimento. Tratar a doença da forma correta é fundamental para acelerar o processo de cura e para aliviar o desconforto causado por ela.
Diante do tratamento por meio de medicações tópicas, surge a dúvida: entre gel, creme ou pomada, qual a melhor opção para tratar a candidíase? Tatiane Boute, ginecologista do Fleury Medicina e Saúde, esclarece que a junção de dois métodos costuma aperfeiçoar o tratamento. “A melhor estratégia com medicamentos tópicos é fazer uma associação de creme intravaginal, com creme ou pomada na área externa da genitália”.
Leia também: 5 sintomas de candidíase e como tratar
Qual a diferença entre gel, creme e pomada para candidíase?
De acordo com Tatiane Boute, as diferenças entre gel, creme e pomada para o tratamento de candidíase estão relacionadas à consistência, à base de formulação e ao meio de aplicação da medicação tópica.
“Pela via intravaginal optamos por cremes, que são emulsões (mistura de ingredientes aquosos e oleosos), com penetração mais rápida que as pomadas. Para uso externo, na vulva, podemos optar por cremes ou por pomadas, que têm base oleosa, são mais resistentes à água e oferecem uma camada protetora melhor para a pele. A absorção é lenta, mas com maior tempo de ação. Já o gel tem início de ação rápido, porém com menor duração.
Leia também: Remédio caseiro para candidíase: conheça 4 opções seguras
O uso de gel, creme ou pomada para candidíase oferece algum risco?
Embora raramente, os medicamentos tópicos podem causar irritação ou ardência na pele, independentemente de ser creme, gel ou pomada. Esses efeitos costumam ser temporários e variam de pessoa para pessoa. Se o problema persistir, é importante marcar uma consulta para fazer possíveis ajustes no tratamento.
Quando procurar ajuda médica?
Durante o tratamento da candidíase, é importante manter a atenção na evolução do quadro. Se os sintomas da infecção persistirem ou piorarem, é extremamente necessário consultar um profissional de saúde para alterar a medicação, identificar complicações e, talvez, outras doenças ginecológicas.
Saiba mais: Quais sintomas da candidíase podem ser confundidos com outras doenças