Itamar Gonçalves Pereira, profissional da educação física e coordenador técnico da Academia Evoque
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iEntre os exercícios para o fortalecimento dos músculos dos ombros, o desenvolvimento de ombros é considerado um dos mais importantes. Ele tem como foco principal os músculos deltoides (que compõem toda a região dos ombros), mas também ativa a parte superior do peitoral e os tríceps.
Existem diversas formas de fazer o desenvolvimento de ombros, incluindo o uso de barras, de halteres e até mesmo na barra guiada. Continue lendo para saber como fazer desenvolvimento de ombros de forma correta!
Benefícios do desenvolvimento de ombros
O desenvolvimento de ombros é um exercício multiarticular, ou seja, que envolve diversas articulações, muito usado nas academias para ombros mais fortes e largos. Confira os benefícios!
- Proporciona ombros mais largos, o que causa uma estética mais equilibrada entre musculatura superior e inferior
- Ativa outros grupos musculares, como tríceps, trapézio e parte superior do peito
- Ajuda no desenvolvimento de uma postura mais adequada
- Favorece o ganho de força para outros exercícios e treinos
Leia mais: Supino declinado: para que serve e 4 variações
“Além disso, exercícios como o desenvolvimento de ombros são fundamentais para fortalecer e proteger articulações e músculos, evitando lesões e inflamações, como tendinite, que vem da inflamação do tendão, ou bursite, que vem da bursa subacromial”, explica Itamar Gonçalves Pereira, coordenador técnico da academia Evoque.
4 formas de fazer desenvolvimento de ombros
Existem diversas variações do desenvolvimento de ombros que podem ser realizadas com diferentes equipamentos e em diferentes posições. Vamos falar sobre elas!
1. Desenvolvimento com barra
É uma das formas mais tradicionais. “Nesta variação você segura uma barra com as mãos na largura dos ombros e a levanta em direção ao teto, mantendo os braços estendidos”, indica o treinador. Normalmente é feito em pé, mas pode ser feito sentado também, o que exige uma carga menor. Lembre-se sempre de manter a coluna “travada”, a postura ereta e de não realizar o movimento com impulsão.
Leia mais: Remada baixa: saiba fazer com pegadas pronada, supinada e neutra
2. Desenvolvimento com halteres
O movimento em si é similar ao desenvolvimento com barra, “mas você segura um haltere em cada mão, permitindo maior liberdade de movimento e recrutamento muscular”, fala o treinador. Também pode ser feito sentado ou em pé. Lembre-se que os halteres exigem mais equilíbrio e coordenação.
3. Desenvolvimento com barra guiada
A barra guiada é uma forma mais segura de realizar o desenvolvimento de ombros, sendo bastante usada por iniciantes. “Nesse caso você pode realizar o desenvolvimento de ombros com uma barra fixa em um trilho vertical, proporcionando estabilidade adicional durante o exercício”, fala Itamar.
4. Desenvolvimento Arnold
Esse tipo de desenvolvimento de ombro foi criado por Arnold Schwarzenegger, por isso leva esse nome. “Essa variação envolve uma rotação dos halteres enquanto você levanta os braços, começando com os halteres em uma posição neutra e girando-os para fora conforme levanta”, fala o treinador. Trata-se de uma variação mais complexa e que exige coordenação e equilíbrio para ser realizada.
Cuidados e dicas sobre desenvolvimento de ombros
Lembre-se que a realização de qualquer exercício exige uma postura correta e o uso adequado dos pesos. Antes de começar um exercício novo, como o desenvolvimento de ombros, busque orientação profissional para evitar lesões e postura incorreta.