Médica, Psiquiatra com Especialização em Nova York / Columbia University /New York State Psychiatric Institute e duas pó...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iA anorexia nervosa é um distúrbio alimentar grave. Segundo o Ministério da Saúde, a maior incidência da doença é entre jovens, principalmente mulheres. A maior característica desse distúrbio é a perda de peso excessiva e de forma proposital.
Em muitos casos, a anorexia nervosa é confundida com a anorexia. Porém, os sintomas e motivações dos distúrbios podem diferir em cada caso. Conversamos com a psiquiatra Jessica Martani que explicou o que é anorexia nervosa e seus sintomas.
O que é anorexia nervosa?
A anorexia nervosa é caracterizada como um distúrbio alimentar provocado pela distorção de imagem. “Neste caso, a pessoa sempre se sente insatisfeita com seu peso, o que ocasiona uma preocupação extrema sobre ganho de peso”, explica a Dra. Jessica.
Ou seja, a pessoa com anorexia nervosa vive sob constante medo de ganhar peso, mesmo que já esteja extremamente magra. O distúrbio de imagem faz com que a pessoa não consiga enxergar o seu peso real e sempre acredite que precisa emagrecer mais.
Saiba mais: Como a anorexia afeta a saúde cardiovascular?
Diferença entre anorexia nervosa e anorexia
A anorexia nervosa e anorexia são distúrbios similares, mas que podem ter causas e sintomas diferentes. Na anorexia nervosa, além da distorção de imagem corporal e obsessão por emagrecimento, há os seguintes sintomas a seguir listados pela psiquiatra:
- Obsessão em contar calorias
- Restrição extrema de ingestão alimentar (é comum que a pessoa faça períodos intensos de jejum)
- Excesso de exercícios físicos mesmo estando em debilidade
- Comportamentos denominados purgativos como uso de laxantes e vômitos autoinduzidos
- Comorbidades como depressão e ansiedade
A Dra. Jessica destaca que há várias possíveis causas que desencadeiam o transtorno de imagem. Entre elas:
- Traumas
- Abusos do passado
- Outras doenças como transtorno de personalidade, transtorno dismórfico corporal, psicose, depressão e ansiedade
Já na anorexia também há uma intensa restrição de ingestão de alimentos. Porém, essa restrição pode ou não ser motivada pelo medo de ganhar peso e ainda assim também é chamada de anorexia. Fatores como doenças, experiências traumáticas e uso de medicamentos que causam a perda do apetite podem estar por trás do que chamamos de anorexia. Por isso, nesses casos, nem sempre há uma intensa preocupação com o corpo.
Saiba mais: Anorexia também afeta o universo masculino
Qual o tratamento da anorexia nervosa?
A anorexia nervosa é um distúrbio que afeta tanto a saúde física quanto a mental. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ela é o distúrbio psicológico com maior taxa de mortalidade.
Por isso, a combinação de diferentes tratamentos é essencial para a recuperação física e mental. “O tratamento é multidisciplinar. É muito importante o acompanhamento de um psicólogo, de um psiquiatra e muitas vezes é necessário também um nutricionista”, destaca a Dra. Jessica Martani.
Segundo a psiquiatra, o trabalho dos profissionais nesses casos é tentar entender a origem da distorção de imagem, agindo sobre as necessidades do paciente. O tratamento pode incluir diferentes terapias, reeducação alimentar e até mesmo o uso de medicamentos diversos. ”O tratamento é individualizado para cada pessoa”, explica.