Atualmente é medico preceptor do Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva e Coordenad...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iA injeção anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais populares atualmente. Existem duas versões no mercado: a mensal e a trimestral, que têm composições diferentes.
Tanto a injeção anticoncepcional mensal quanto a trimestral são bastante indicadas para pessoas que não se adaptam à tradicional pílula. O custo acessível também é um dos benefícios desse método. É o que explica o Dr. Gilberto Nagahama, médico ginecologista e obstetra do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”.
Benefícios da injeção anticoncepcional
O principal benefício da injeção anticoncepcional é justamente a frequência: enquanto as pílulas devem ser tomadas todos os dias, as injeções são tomadas em períodos de um ou três meses.
“Um dos grandes benefícios das injeções anticoncepcionais é que, por não precisar tomar diariamente, há menor risco de esquecimento”, afirma Dr. Gilberto.
Por outro lado, as injeções têm muitos benefícios similares aos da pílula no que diz respeito à contracepção e ao bem-estar. “Assim como as pílulas, elas têm como benefício ser eficaz para evitar gravidez, ser um método reversível, ajudar a controlar as cólicas menstruais e regularizar a menstruação”, comenta.
Saiba mais: 11 tipos diferentes de anticoncepcionais e como funcionam
Quanto custa a injeção anticoncepcional
O custo de um método contraceptivo é um dos fatores que muitas pessoas levam em consideração antes de aderir. No caso da injeção anticoncepcional, esse é mais um ponto positivo.
De acordo com o Dr. Gilberto, tanto a injeção anticoncepcional quanto a trimestral tem o preço estimado de aproximadamente 30 reais.
Como tomar a injeção anticoncepcional mensal e trimestral
O ideal é que a injeção anticoncepcional seja aplicada no glúteo ou no braço. Por ser um medicamento injetável, é indicado fazer a aplicação com um profissional, que pode ser o seu próprio ginecologista. Outra opção é fazer a aplicação na farmácia, onde um farmacêutico pode aplicar o medicamento.
Similar à pílula, a primeira dose da injeção anticoncepcional mensal e trimestral deve ser aplicada no primeiro dia de menstruação. Já a segunda dose deve ser administrada 30 dias depois (para a mensal) ou 90 dias depois (para a trimestral) e assim sucessivamente.
Saiba mais: 5 fatores que cortam o efeito do anticoncepcional
Quem pode tomar injeção anticoncepcional
Segundo o Dr. Gilberto Nagahama, a injeção anticoncepcional é indicada para quem busca alternativas ao uso da pílula. “Pacientes que esquecem de tomar as pílulas e aquelas que não conseguem tomar por via oral a medicação, por alguma reação ou intolerância gástrica ao contraceptivo oral”, afirma.
No entanto, é importante considerar a diferença entre as composições da injeção mensal e da injeção trimestral. Enquanto a mensal combina estrogênio e progesterona e permite que a menstruação ocorra normalmente, a trimestral é composta apenas por progesterona e suspende a menstruação.
Para fazer a decisão mais acertada para a sua necessidade, é fundamental consultar-se com o seu ginecologista.