Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialista em Ginecologia e Obstetríci...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO Kama Sutra é uma obra lendária que transcende sua fama como um simples manual de posições sexuais. Originado na Índia antiga, este texto clássico é atribuído ao sábio Vatsyayana e remonta a aproximadamente 400 a.C. Seu título completo, "Kama Sutra: Aforismos sobre o Prazer", sugere uma abordagem de busca pela felicidade e pelo prazer.
“Mais do que um livro apenas falando sobre posições sexuais, o Kama Sutra foi escrito no intuito de ser um guia comportamental para a sociedade da época, falando não apenas de relações sexuais, mas de relacionamento entre as pessoas, um guia para falar do corpo e também falar da anatomia e de órgãos genitais, mas também um guia que falava sobre relacionamento entre as pessoas, entre padrões de comportamento, falava também sobre como viver bem”, explica Érica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga da Clínica Mantelli.
Continue lendo para saber melhor o que é Kama Sutra e o que pode ser aprendido por meio deste livro lendário!
O que é Kama Sutra?
O Kama Sutra emerge durante um período de riqueza cultural na Índia antiga, em que artes, filosofia e ciência floresciam. A obra reflete não apenas a liberdade sexual da época, mas também a valorização da sensualidade e da intimidade como aspectos fundamentais da vida humana. O seu conteúdo:
- Aborda uma ampla gama de assuntos relacionados ao amor e ao desejo
- Inclui comportamento social, atração, sedução, casamento, infidelidade e até mesmo as artes da perfumaria e da culinária erótica
- Descreve detalhadamente diferentes posturas sexuais, cada uma com seu propósito específico e nível de dificuldade
- Fornecendo insights sobre a importância do consentimento, da comunicação e do prazer mútuo no relacionamento sexual
“Ele é um guia que, apesar de ser uma obra tão antiga, faz sucesso até hoje por conta da quantidade de ensinamentos que apresenta”, fala a sexóloga. “Trata-se de um compilado de dicas e de formas para as pessoas se relacionarem melhor. Com isso também falava-se muito sobre sexualidade, sobre comportamentos que devem ser valorizados para as pessoas se relacionarem melhor, sobre a importância das preliminares, a importância do abraço, a importância do beijo”, completa.
Leia mais: 5 posições sexuais que favorecem o orgasmo feminino
Kama Sutra nos dias atuais
O Kama Sutra permanece como uma fonte de inspiração e aprendizado para pessoas de diversas culturas e orientações sexuais. Longe de ser apenas um guia para o prazer físico, o livro pode ser usado como uma ferramenta para aprofundar a conexão emocional e sexual entre parceiros, promovendo uma abordagem mais consciente e satisfatória da intimidade.
“Os benefícios são para qualquer pessoa que busca ler, saber mais sobre educação e sexualidade, saber mais sobre anatomia, saber mais sobre ciclos de resposta sexual. Isso tudo com certeza quebra mitos e aproxima casais, as pessoas começam a entender mais sobre sexualidade, sobre o próprio corpo e a como enxergar a outra pessoa, a como enxergar o prazer do outro”, fala a especialista.
Leia mais: Conheça os 3 padrões de orgasmo feminino
O Kama Sutra, portanto, segue servindo como um ótimo guia para que as pessoas consigam desfrutar melhor da sua sexualidade e da sexualidade do seu parceiro. “Estudar sobre o tema, entender o comportamento humano e aprender dicas sobre como se relacionar com o outro, como se importar com o sentimento do outro e buscar o próprio prazer e também gerar prazer ao outro, com certeza tudo isso traz benefícios para todo e qualquer relacionamento”, finaliza Érica Mantelli.