Ginecologista e obstetra - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade d...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO sêmen é uma secreção composta por diversas substâncias, produzidas em diferentes órgãos, que serve para transportar espermatozoides até o óvulo. Saber a cor do sêmen saudável e a sua consistência é importante, pois isso ajuda a identificar possíveis problemas no sistema reprodutor.
“O sêmen masculino é formado aproximadamente em 10% a 15% de espermatozoides, todo o restante envolve vitamina C, cálcio, sódio, zinco, frutose, proteínas e enzimas. Todos esses elementos, ou a falta deles, ajudam a revelar possíveis alterações no organismo”, fala Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra.
Continue lendo para entender a cor do sêmen saudável e como deve ser sua aparência!
Qual é a cor do sêmen saudável e sua consistência?
“O sêmen saudável é geralmente de consistência mais viscosa, sendo esbranquiçado, meio pálido, podendo inclusive variar para uma coloração amarelada sem ter nenhuma alteração por isso”, explica o médico.
Segundo ele, o fato de mudar a coloração muitas vezes pode ser uma coisa simples, como uma mudança nas enzimas, nas proteínas e em seus níveis.
“O cheiro geralmente é um alvejante, uma cândida, porque ele contém muitas substâncias de pH alcalino, que na verdade servem para proteger os espermatozoides do ambiente mais ácido da vagina”, completa.
Leia mais: Qual a relação entre infertilidade e impotência sexual?
O que as alterações na cor do sêmen podem indicar?
Segundo o médico Domingos Mantelli, quando o sêmen tem uma coloração mais avermelhada ou rosada, por exemplo, pode indicar a presença de sangue (hematospermia). “Nem sempre é um problema sério, às vezes pode ser algum vasinho sanguíneo que se rompeu por algum trauma. Até na relação sexual isso pode acontecer e geralmente desaparece de forma espontânea, sem complicações”, fala.
Porém, às vezes essa cloração pode indicar alguma infecção, o que merece atenção médica para uma análise. “Se você notar uma mudança brusca na cor do sêmen, tem que procurar um urologista para avaliar, até porque muitas vezes o sangue pode indicar problemas de próstata, por exemplo”, complementa.
Além disso, segundo o especialista, se a coloração do sêmen é um pouco mais escura, mais acastanhada, também pode indicar traumas ou lesões, às vezes de maior gravidade, ou níveis elevados de metais pesados no organismo.
“Já quando o sêmen está mais amarelo-esverdeado, geralmente é por motivos de infecções, normalmente as sexualmente transmissíveis, como a clamídia e a gonorreia, que são as mais comuns. Nesses casos o cheiro também pode mudar”, indica o médico, que fala que também é importante procurar ajuda médica para o tratamento adequado.
Alterações na cor do sêmen saudável nem sempre são um problema
Nem sempre uma alteração na cor do sêmen saudável indica um problema de saúde. Se a pessoa ficar muito tempo sem ejacular, por exemplo, pode haver uma mudança na coloração do sêmen. “O sêmen ficando um pouquinho mais amarelado, o que é normal, não é problema de saúde, não traz nenhuma complicação”, fala o médico.
Leia mais: Veja posições sexuais que retardam a ejaculação
Mudanças na dieta também podem causar uma alteração na cor do sêmen saudável, assim como alguns medicamentos. “O mais importante é que, se você já tem uma característica comum que você conhece do seu sêmen e percebe uma mudança brusca por qualquer motivo, é sempre bom procurar ajuda médica para ter a certeza de que não é nada sério”, finaliza Domingos Mantelli.