Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iA definição corporal é o grande desafio da cirurgia plástica moderna, já que a intenção do procedimento é esculpir um corpo torneado, exibindo forma e musculatura. Ao utilizar técnicas avançadas, é possível atingir áreas específicas com o objetivo de revelar um corpo com a melhor forma física. Nesse contexto, curvas bem definidas, com um resultado mais natural e ao mesmo tempo atlético não devem faltar e podem ser conquistadas com a Lipo HD Ugraft, considerada uma evolução da lipo HD. Com alta definição, são esculpidas determinadas regiões do corpo de forma precisa e refinada.
E por que o nome UGRAFT? O nome é uma abreviação de “Ultrasound Guided Rectus Abdominis Fat Transfer”, que traduzido significa “enxerto de gordura no músculo reto abdominal guiado por ultrassom”. Por isso, o nome Ugraft, a letra U é de ultrassom.
A técnica começa com a lipoaspiração, que retira gordura acumulada de áreas do corpo, como a região abdominal. Depois de retirada, a gordura é submetida a um processo de purificação, objetivando o enxerto da gordura na área do músculo reto abdominal, aquele na região central do abdome.
O ultrassom guiado permite a visualização ideal, pois oferece precisão do local que deve receber o aporte de gordura, o que garante melhor distribuição e resultado com alta precisão. Durante a cirurgia, o aparelho de ultrassom é utilizado para identificar o grupo muscular e, com o enxerto de gordura, é possível ter o aumento muscular de determinada região. Sendo assim, é uma evolução da Lipo HD, buscando o melhor contorno corporal, com rejuvenescimento e tônus muscular.
O procedimento não invasivo com o ultrassom impede que a gordura seja introduzida na corrente sanguínea ou tenha como efeito um aumento desigual do volume em diferentes regiões do corpo. Sendo assim, o ultrassom oferece mais segurança, naturalidade, eficácia e simetria na região que recebeu o enxerto, devido ao controle de aplicação com o aparelho durante o procedimento - que pode chegar até seis horas de duração.
Leia também: Porque é tão importante tratar a diástase abdominal
Embora não haja risco de rejeição, pois a gordura é do próprio paciente, é válido ressaltar que, por ser um procedimento cirúrgico, podem ocorrer riscos e complicações, como qualquer intervenção médica. A recuperação da Lipo Ugraft é similar ao da lipoaspiração tradicional, envolvendo diversos fatores, como a extensão do procedimento, área do corpo tratada e saúde do paciente. E, claro, seguir todas as orientações para o pós-operatório.
Nas primeiras semanas após a cirurgia, os pacientes podem esperar algum inchaço e desconforto na área tratada. O repouso e limitação de atividades físicas intensas é o recomendado. Hematomas e sensibilidade na região desaparecem com o passar das semanas.
Por isso, na consulta prévia à cirurgia é muito importante uma conversa com o cirurgião plástico, pautada no diálogo e na compreensão, pois a técnica de enxerto intramuscular não é indicada para todo tipo de pessoa. Os resultados da Lipo HD Ugraft podem ser constatados quase após o procedimento, conforme o inchaço vai diminuindo nas semanas seguintes. Tudo por que a gordura enxertada pode levar algum tempo para se integrar à área tratada, e ao longo do tempo se transformar em musculatura, criando um contorno ainda mais definido, tonificado e atlético.
Manter os resultados vai depender de um estilo de vida saudável, que significa adotar uma dieta equilibrada e exercício físico regular.
Leia também: Cirurgia plástica funcional e fast recovery: intervenções prometem recuperação rápida